A-A+

Prefeitura do Recife anuncia recapeamento de 50 vias da cidade

As ações de pavimentação e recuperação das vias terão como prioridade os corredores de transporte coletivo

PCR anuncia recapeamento da malha viária do RecifePCR anuncia recapeamento da malha viária do Recife - Foto: Giovanna Carneiro / Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife anunciou investimento de R$ 30 milhões em recapeamento da malha viária da capital pernambucana. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta terça-feira, em coletiva na sede da prefeitura.

O serviço de recuperação de pavimento das ruas acontecerá em 50 avenidas e ruas da cidade - 23 são corredores de transporte coletivo. A obra será executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza do Recife (Emlurb), e a escolha das vias aconteceu através de um estudo técnico realizado em parceira com a CTTU.

Leia também:
Montagem de arquibancadas altera itinerários de 17 linhas de ônibus no Centro do Recife
Grande Recife altera 17 linhas de ônibus a partir desta terça; confira

“O benefício principal é para os corredores de transporte público. Queremos ajudar no deslocamento das pessoas que fazem uso dos ônibus. Serão beneficiadas dezenas de linhas de ônibus e milhares de passageiros que fazem uso diário dessas linhas”, afirmou Geraldo Julio.

Entre as vias contempladas, estão a Rua do Príncipe e a Avenida Norte, no Centro; Avenida Beberibe, Uriel de Holanda e Vereador Octacilio de Azevedo, Rua das Graças e Rua Pernambucana, na Zona Norte; Avenida Caxangá e General San Martins, na Zona Oest; e Mascarenhas de Moraes e Domingos Ferreira, na Zona Sul.

As obras já tiveram início na semana passada, em trechos das avenida Caxangá e Jayme da Fonte, no Centro, e irão ocorrer de forma gradual. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final do mês de junho.

“Todo o planejamento foi feito com a CTTU para minimizar o impacto na mobilidade urbana. A maioria dos serviços será realizada no período noturno; apenas em alguns casos é necessária ser feita a drenagem durante o dia e precisaremos talvez interditar uma das faixas, mas tudo será avisado com antecedência”, afirmou a presidente da Emlurb, Marília Dantas.

O prefeito Geraldo Julio afirmou que as obras de recapeamento, além de melhorar o tráfego na cidade, têm por objetivo preparar o Recife para o período das chuvas. “O investimento foi feito antes do período do inverno para preparar a cidade para esta estação, nós estamos acompanhando as chuvas que estão afetando as regiões do sul do país, como em Belo Horizonte, e queremos estar preparados”, disse.

Confira algumas das principais vias que receberão recapeamento asfáltico: 

Região Político Administrativa 01 – Avenida Jayme da Fonte (toda a extensão), Santo Amaro; Rua do Príncipe (toda a extensão), Santo Amaro; Rua do Imperador (toda a extensão), Santo Antônio; Rua Morães de Inhamã (Praça 11 de Junho), Santo Amaro; Ponte Maurício de Nassau, Santo Antônio; Avenida Beira Rio (trechos da ciclovia), ilha de Joana Bezerra; Avenida Norte (da Rua da Aurora até a Avenida Agamenon Magalhães, trechos da ciclovia), Santo Amaro; Avenida Prefeito Artur de Lima Cavalcanti (toda a extensão), Santo Amaro.

Região Político Administrativa 02 – Avenida Beberibe (da Rua da Regeneração até a Rua São Bento), Água Fria; Avenida Cidade Monteiro (toda a extensão), Cajueiro; Rua Uriel de Holanda (Rua Uriel de Holanda com Av. Hildebrando de Vasconcelos), Dois Unidos; Avenida Hildebrando de Vasconcelos (área do TI), Dois Unidos; Rua Córrego Central (toda a extensão), Linha do Tiro.

Região Político Administrativa 03 – Avenida Vereador Octacílio de Azevedo (da Rua Uriel de Holanda até a Rua Nova Descoberta), Brejo da Guabiraba; Rua Dois Irmãos (do viaduto da BR 101 ao Lafepe), Dois Irmãos; Rua das Graças (toda a extensão), Graças; Rua das Pernambucanas (toda a extensão), Graças; Rua Guilherme Pinto (toda a extensão), Derby; Avenida Agamenon Magalhães (cruzamento com a Praça do Derby no sentido Olinda – Boa Viagem), Derby; Rua Antenor Navarro (toda a extensão), Graças; Rua Uriel Sérgio Gardim (toda a extensão), Tamarineira.

Região Político Administrativa 04 – Avenida Caxangá (1º trecho: do túnel da Abolição até a Rua José Osório), Caxangá; Avenida Caxangá (2º trecho: da Rua Paul Harris até o TI), Caxangá.

Região Político Administrativa 05
– Rua Bezerra da Palma (da Rua 21 de Abril ao canal), Afogados; Avenida São Paulo (toda a extensão), Jardim São Paulo; Rua São Miguel (entre a Estrada dos Remédios e a ponte do Rio Jiquiá), Afogados; Avenida General San Martin (da Rua Gomes Taborda até a Avenida Caxangá), Cordeiro.

Região Político Administrativa 06 – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (trechos), Imbiribeira; Rua Jean Emile Favre (toda a extensão), Ipsep; Avenida Engenheiro Alves de Souza (da Avenida Pinheiros até a Rua Engenheiro José Brandão Cavalcante), Imbiribeira; Avenida Domingos Ferreira (trechos dos corredores de ônibus), Boa Viagem.



Veja também

Pernambuco registra, em 24h, 191 casos e sete mortes pela Covid-19
Coronavírus

Pernambuco registra, em 24h, 191 casos e sete mortes pela Covid-19

Mulher é assassinada no quintal de casa em Jaboatão
Polícia

Mulher é assassinada no quintal de casa em Jaboatão dos Guararapes