Presídio de Itaquitinga recebe o primeiro mutirão jurídico

Durante a ação será avaliada a situação jurídica dos presos com pendência no âmbito penal

Centro de Ressocialização de ItaquitingaCentro de Ressocialização de Itaquitinga - Foto: Divulgação/Seres

O Presídio de Itaquitinga (PIT), na Zona da Mata Norte de Pernambuco, realiza o primeiro mutirão jurídico na unidade desde a inauguração, em janeiro de 2018. A iniciativa, que começa nesta terça-feira (20) e segue até sexta (23), ocorre através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), e a Defensoria Pública de Pernambuco (DPP).

A ação terá inicio sempre às 9h e é composta por uma equipe de cinco assessores jurídicos da Seres, dois defensores públicos, quatro servidores do setor jurídico e registro e movimentação carcerária da unidade prisional, além de quatro agentes penitenciários. A equipe atenderá os reeducandos e fará a análise de suas pastas carcerárias, assim como a atualização do Sistema Integrado de Informação Prisional (SIAP).

Leia também:
Federalizada, unidade de presídio de Itaquitinga será erguida nos moldes dos EUA
Presídio de Itaquitinga será administrado pelo Governo Federal


O objetivo do mutirão, além de facilitar o andamento dos processos, é evitar a superlotação da unidade, que possui capacidade para mil presos e que conta atualmente com 551 detentos. “A iniciativa é mais uma ferramenta importante no combate à superlotação das unidades prisionais de Pernambuco. O objetivo é identificar processos que estão excedendo o prazo e que já poderiam ter sido julgados”, detalha o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Dentre as ações executadas, estão atestado de pena, progressão de regime, livramento condicional, remição de pena, prisão domiciliar, extinção de pena, habeas corpus e relaxamento de prisão.

Veja também

TJPE libera realização de provas de Concurso Público em Gravatá
Justiça

TJPE libera realização de provas de Concurso Público em Gravatá

Ritmo de contágio da Covid-19 sobe em Pernambuco; Jaboatão é município com mais casos ativos
Pandemia

Ritmo de contágio da Covid-19 sobe em Pernambuco; Jaboatão é município com mais casos ativos