Presídio de Palmares tem capacidade ampliada

O prazo de execução da obra é de 12 meses

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro EuricoSecretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico - Foto: Gustavo Gloria/Folha de Pernambuco

O presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), no município de Palmares, Mata Sul do Estado, terá a capacidade ampliada. Com a criação de 572 novas vagas, a unidade prisional poderá abrigar 606 detentos. As obras estão orçadas em aproximadamente R$ 9,9 milhões e os recursos são provenientes do Tesouro Nacional com repasse financeiro do Fundo Penitenciário Nacional. O prazo de execução da obra é de 12 meses.

“A ampliação e construção de unidades prisionais com o consequente aumento no número de vagas não é a solução, mas um meio de oferecer aos reeducandos mais dignidade dentro do sistema prisional.”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Recife, Pedro Eurico. Na terça-feira (30), o gestor assinou a ordem de serviço no gabinete da Prefeitura de Palmares para dar início às obras na unidade prisional.

Na ocasião estavam presentes o prefeito do município, Altair Bezerra da Silva Júnior, e representantes da Alcance Engenharia e Construção, empresa vencedora da licitação. Pedro ressaltou a importância da união dos poderes. “Já estávamos precisando de uma melhoria e essa união do governo municipal com a doação do terreno; o federal, com a liberação da verba; e o estadual com o fomento veio em boa hora”, ressaltou. Segundo o secretário, a verba necessária pa­ra a expansão do prédio já está garantida e que a infraestrutura de esgotamento sanitário, água e luz é de responsabilidade estadual.

Os detentos não serão realocados por causa da ampliação e o projeto prevê a construção de uma área aproximada de 8.200 metros quadrados onde serão implantados três módulos de vivência coletiva, dois com capacidade para 200 vagas, cada, e uma que comporta 132 detentos. Cada módulo possuirá área de distribuição de alimentos, salas para agentes penitenciários, pátio para banho de sol, sanitários para visitantes e refeitório.

Veja também

Morre Victor Moreira, figurinista e cenógrafo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Luto

Morre Victor Moreira, figurinista e cenógrafo da Paixão de Cristo

Recife começa a imunizar contra a Covid-19 idosos em Instituições de Longa Permanência
Vacinação

Recife começa a imunizar contra a Covid-19 idosos em Instituições de Longa Permanência