Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco

Projeto leva relação do mar na história para aula na Praia de Boa Viagem

Edição de sábado (5) do História ao Ar Livre terá o tema: “Ouvindo as pancadas das águas do mar: o Mar e suas histórias”

Projeto começou há 4 anos e tem reunido públicos cada vez maioresProjeto começou há 4 anos e tem reunido públicos cada vez maiores - Foto: Reprodução/Instagram

Ação educativa que promove a integração com o espaço público da cidade, o História ao Ar Livre tem nova edição este fim de semana, reunindo diálogos sobre música, história e poesia. Na edição, o tema “Ouvindo as pancadas das águas do mar: o mar e suas histórias” homenageia os 75 anos da artista Lia de Itamaracá, patrimônio imaterial vivo de Pernambuco e que recebeu, recentemente, o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento, que é aberto ao público, acontece próximo às ondas, na praia de Boa Viagem, próximo ao segundo jardim, a partir das 15h deste sábado (5). Durante a aula, conduzida pelos professores de história Júlia Ribeiro e Rodrigo Bione, os materiais utilizados para compor um ambiente educativo diferenciado são simples - banquinhos, microfones e violão.

O público atraído ao evento é diverso, reunindo estudantes do ensino médio e universitários; professores e qualquer um interessado em aprender com uma proposta diferente. Outros professores de história também participarão do evento, assim como o professor de biologia Bruno Batista.

Leia também:
Lia de Itamaracá ganha título da UFPE e participa do programa de Bial
Inep lançará série de conteúdos do Enem em Libras
Projeto Pertencer leva espaço de convivência para crianças de habitacional da Zona Oeste

O História ao Ar Livre foi idealizado para estimular a interação da população com os espaços públicos. Segundo a professora Júlia Ribeiro, “o projeto surgiu da percepção de que os recifenses não vivenciam a cidade. Não costumam sentar numa praça, parar para curtir os espaços públicos. Como somos professores de história, entendemos que a preservação de uma cidade é muito mais relevante quando as pessoas conhecem a história do lugar e têm uma conexão com ele”.

Nas 12 edições já realizadas, foram abordados temas que, segundo os professores, destoam dos componentes curriculares do sistema educacional tradicional. Para os organizadores, a iniciativa tem reunido públicos cada vez maiores. “Recebemos muitos feedbacks positivos, geralmente de pessoas que afirmam ter uma relação superficial com os lugares e, depois das aulas, passaram a perceber a cidade de uma forma diferente”, disse Júlia Ribeiro.

O tema da edição de sábado (5) foi escolhido a partir de um desejo dos organizadores de fazer uma edição na praia. Como o tema, normalmente, é relacionado ao lugar, o mar será o centro das discussões. Quem for à aula poderá ouvir e conversar sobre acontecimentos históricos, debates e fazer uma homenagem a Lia de Itamaracá, cuja relação com as águas do mar é intensa.  “As pessoas acham que o oceano é somente um espaço entre os continentes, mas acontecem várias histórias relevantes e interessantes no mar”, complementou a professora.

Serviço:
Projeto “História ao Ar Livre”
Tema: Ouvindo as pancadas das águas do mar: o Mar e suas histórias
Data: sábado (5)
Horário: 15h
Local: Praia de Boa Viagem, em frente ao número 940 da avenida.

Veja também

Newsletter