PERNAMBUCO

Queda expressiva nas doações de sangue deixa o Hemope em situação crítica

Estoque de bolsas de sangue do Hemope está crítico em todos os tipos sanguíneosEstoque de bolsas de sangue do Hemope está crítico em todos os tipos sanguíneos - Foto: Divulgação

Atualmente o estoque de bolsas de sangue do Hemope está crítico em todos os tipos sanguíneos, ocasionando na queda do estoque que chega a ser de 40%. Desde a pandemia do COVID-19, o número de doações de sangue vem diminuindo de forma muito preocupante. De acordo com a supervisão de captação de doadores de sangue da instituição, somando os meses de novembro e dezembro de 2019, nove mil doações foram feitas. Já nesses mesmos meses em 2020, esse número caiu para aproximadamente sete mil. 

Muitas cirurgias estão sendo adiadas por conta da falta de abastecimento nos estoques. “Por isso a nossa preocupação de atender devidamente os hospitais”, afirma Anna Fausta, diretora da hemoterapia. Segundo ela, a esperança é de que os doadores ajudem a repor esse estoque para que o Hemope continue executando sua função de salvar vidas. “Nada fazemos sozinhos sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando”, lembrou. 

A instituição solicita o apoio dos colaboradores para ajudar a enfrentar esse momento difícil doando sangue o mais rápido possível. O agendamento não é obrigatório, mas se o doador preferir pode realizar o agendamento pelos telefones: em Recife no 0800-081-1535. Para ligações interestaduais: (81) 3182-4630. Na sede de Caruaru, o agendamento é através do (81) 3719-9569. 



Como doar:
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.  

 

Veja também

Abastecimento de água pela Compesa foi afetado pelas Chuvas
ÁGUA

Abastecimento de água pela Compesa foi afetado pelas Chuvas

Pernambuco inaugura novos 20 leitos de UTI
Leitos

Pernambuco inaugura novos 20 leitos de UTI