Pernambuco

Quiosques da orla de Boa Viagem serão requalificados até fim de março, diz secretário

O investimento será feito pela iniciativa privada. Cada um dos 60 quiosques vai ganhar cozinha e um banheiro, que será acoplado do lado de fora de cada um dos espaços

A obra deve ficar pronta até o fim do mês de marçoA obra deve ficar pronta até o fim do mês de março - Foto: Gustavo Gloria/Folha de Pernambuco

A paisagem da orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, vai mudar em breve. Os 60 quiosques localizados ao longo dos oito quilômetros da orla serão requalificados até o fim do próximo mês de março, segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano da capital pernambucana, João Braga. A mudança será feita com recursos da iniciativa privada.

Cada uma das estruturas localizadas no calçadão desde o bairro de Brasília Teimosa, no bairro do Pina, até o fim da localidade de Setúbal, em Boa Viagem, no limite entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, vai ganhar uma cozinha. Também está prevista a construção de um banheiro, que será acoplado do lado de fora de cada um dos quiosques e que poderá ser utilizado pelos clientes e administradores do espaço.

Leia também:
Donos de quiosques da orla fazem vaquinha e compram drone para a PM
Zona Azul será ampliada em Boa Viagem e funcionará até aos domingos
Vale do Ave apresenta empreendimento luxuoso na avenida Boa Viagem


A presidente da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), Joseane Miranda, contou que a requalificação dos 60 quiosques será financiada totalmente pelo setor privado e que as obras devem ser iniciadas no fim do mês de fevereiro.
Segundo João Braga, diante da falta de recursos para a obra, ele recomendou que a Associação buscasse parceiros, “que apresentou projeto bastante interessante”.

“A Prefeitura está gostando da ideia, do planejamento e do formato. Só faltam alguns detalhes. Vai ser um acordo entre os permissionados dos quiosques e os investidores, e isso deve ocorrer até meados de fevereiro”, contou o secretário.

Os atuais quiosques possuem estrutura de mais quase 20 anos

Os atuais quiosques possuem estrutura de quase 20 anos - Foto: Gustavo Gloria/Folha de Pernambuco

Os quiosqueiros estão agora no aguardo do início das obras. “Estamos esperando apenas o secretário João Braga publicar a autorização no Diário Oficial para começarmos as obras. A empresa que vai executar se chama Ebrasc”, afirmou a presidente da ABCR. Segundo Joseane, mais parcerias – com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - foram feitas para a melhoria dos serviços oferecidos na orla da Zona Sul. “Eles vão oferecer cursos de línguas e empreendedorismo para os quiosqueiros”, contou.

Devido à maresia do local, a estrutura dos novos quiosques deverá, ainda segundo a ABCR, ser em PVC. “Eles vão ser do mesmo tamanho dos atuais quiosques, mas é um novo conceito de orla. A Avenida Boa Viagem vai se tornar um polo de gastronomia”, relatou Joseane, informando que cada um dos espaços demora, em média, 15 dias para ser instalado.

De acordo com Braga, parcerias privadas como essa são bastante importantes para a Prefeitura. “Há uma expectativa boa. Eu tenho discutido semanalmente com a Associação o progresso desse trabalho e será uma revitalização mais ampla. Se tudo resolvido em fevereiro, a expectativa é que a obra fique pronta em março”, relatou o secretário.

Os detalhes sobre o nome da empresa financiadora e os valores gastos com a requalificação serão apresentados por Braga em coletiva de imprensa ainda neste mês de janeiro.

Os atuais quiosques foram construídos no início dos anos 2000, durante a gestão do prefeito João Paulo. Alguns apresentam avarias, como janelas quebradas e partes enferrujadas.

Veja também

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana
ARTIGO

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana

Em resposta aos ataques, dom Paulo Jackson defende que a dimensão social da fé não seja esquecida
CARTA DO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Em resposta aos ataques, dom Paulo defende que a dimensão social da fé não seja esquecida

Newsletter