Táxis irão operar em bandeira 2 durante o Carnaval

Medida vale da sexta-feira (1º) à Quarta-Feira de Cinzas (6); táxis de nove cidades circulam na Capital no período momesco

TáxisTáxis - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Táxis que circulam no Recife estão autorizados a operar em bandeira 2 a partir das 6h desta sexta-feira (1º), dia da abertura oficial do Carnaval da cidade. A medida, que vale todos os anos, seguirá em vigor até as 6h da Quarta-Feira de Cinzas (6). A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) divulgou a autorização nesta quinta-feira (28).

O Convênio Táxi Metropolitano irá permitir a circulação livre de veículos de outros oito municípios da Região Metropolitana do Recife durante o período de Carnaval na Capital. Os táxis de Olinda, Igarassu, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes aumentam em cerca de 40% a frota que circula no Recife durante o período momesco.

Leia também:
Táxis do Paulista terão circulação livre no Recife durante Carnaval
Lembre dos cuidados com a alimentação no Carnaval


Pontos provisórios
A CTTU ainda irá implantar seis pontos provisórios de táxi na área central do Recife, da sexta-feira até a Quarta-Feira de Cinzas. Os pontos estarão na ponte Giratória; no cruzamento entre a avenida Martins de Barros e a ponte Maurício de Nassau; no cruzamento entre a avenida Martins de Barros e a ponte Buarque de Macedo; no cruzamento entre o Cais do Apolo e a ponte Buarque de Macedo; e no Cais Santa Rita.

O ponto de táxi provisório localizado na avenida Martins de Barros, próximo à ponte Maurício de Nassau, entra em operação na sexta, das 18h às 5h. Os demais pontos vão funcionar a partir das 18h do sábado (2) até as 5h do dia seguinte, diariamente, com término na quarta-feira. Os pontos no Cais de Santa Rita funcionarão apenas no sábado (10), das 7h às 17h, para atender o público que vai ao Galo da Madrugada.

Circulação
A CTTU alerta que apenas os táxis devidamente registrados no Recife, com ou sem passageiro, têm permissão para circular na Faixa Azul. A circulação de táxis cadastrados por outros municípios nos corredores exclusivos para ônibus pode prejudicar o objetivo principal do equipamento, que é a prioridade ao transporte coletivo, segundo a Autarquia.

Por fim, a CTTU ressalta que não é permitida a circulação de táxis nos corredores exclusivos para BRTs.

Veja também

Morre de câncer Léo, leão do Parque Estadual de Dois Irmãos
Luto

Morre de câncer Léo, leão do Parque Estadual de Dois Irmãos

Trecho da José de Alencar, Boa Vista: obras até este domingo (17)
CTTU

Trecho da José de Alencar, Boa Vista: obras até este domingo (17)