Pernambuco

Toma posse para quinto mandato presidente da AFCP

Alexandre Andrade está à frente da Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco desde 2007

Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCPAlexandre Andrade Lima, presidente da AFCP - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O presidente da Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima, de 56 anos, tomou posse para o seu quinto mandato nesta segunda-feira (29). O líder de classe foi reeleito para o triênio 2019-2022, em pleito com chapa única.

A cerimônia, que também empossou a diretoria da associação para o mandato, reuniu produtores de cana do Estado e convidados na sede da AFCP, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Entre os presentes na solenidade, o presidente do Grupo EQM e da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, que disse estar feliz com o momento.

Leia também:
Produção de etanol cresce 35% no Estado
Grupo lança perfume feito com álcool do bagaço da cana-de-açúcar


O novo mandato de Alexandre deve implementar ações em prol do fortalecimento do setor sucroalcooleiro e amplificar o número de serviços e de assistência no campo. "É um novo desafio, embora seja o quinto mandato. A eleição por aclamação mostra que a classe está satisfeita com o nosso trabalho de transparência e de dedicação", disse o presidente, que é engenheiro agrônomo por formação, à Folha de Pernambuco.

Entre os projetos que devem ser desenvolvidos no triênio, diz Alexandre, estão o fortalecimento da Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar (Coaf). "Visamos fortalecer o cooperativismo da Coaf e buscar soluções para os nossos produtos. Vamos em busca de uma maior produtividade e melhor renda para o nosso produtor", acrescentou. Outro desafio nos próximos anos deverá ser a questão da irrigação. "O novo governo vem colocando a irrigação como principal solução para o Nordeste, o que deve aumentar a produtividade e a longevidade do canavial", concluiu Alexandre.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluísio Lessa, ressaltou a importância do Nordeste no setor sucroalcooleiro do País. "É algo que une os nove estados da região, que são todos produtores. Existe um debate sobre esse setor pela frente e a gente sabe que Alexandre vai ter um papel de destaque".

Carreira
Com trajetória na AFCP desde 2004, quando iniciou como secretário, Alexandre Lima foi eleito presidente da associação pela primeira vez em 2007. Desde então foi reeleito em outras quatro ocasiões. O líder também é presidente da Coaf e, a nível nacional, preside a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e lidera a Câmara Setorial da Sucroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Veja também

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana
ARTIGO

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana

Em resposta aos ataques, dom Paulo Jackson defende que a dimensão social da fé não seja esquecida
CARTA DO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Em resposta aos ataques, dom Paulo defende que a dimensão social da fé não seja esquecida

Newsletter