Pernambuco

Três academias são interditadas pelo Procon e Conselho Regional de Educação Física

As academias não tinham profissional graduado em educação física no local

Uma das academias interditada pelo Procon-PE, em OlindaUma das academias interditada pelo Procon-PE, em Olinda - Foto: Divulgação/Procon-PE

Três academias de ginástica foram interditadas e cinco foram notificadas, nesta semana, em Olinda, pelo Procon-PE, em conjunto com o Conselho Regional de Educação Física. O motivo, segundo as instituições, é a atuação irregular das empresas.

A Academia Fox, no bairro de Sapucaia; Academia Império, no bairro de Águas Compridas; e a Academia All Sport, em Rio doce, foram fechadas. Nenhuma delas possuía profissional graduado em educação física, e todas já tinham sido notificadas pelo conselho para se regularizar. As fiscalizações terão continuidade na próxima semana.

Fiscais dos dois órgãos atuaram em mais de 30 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife para verificar a legalidade de funcionamento das academias.

Leia também:
Material escolar fica mais barato em janeiro segundo o Procon
Confira as empresas mais reclamadas no Procon-PE em 2019


A falta do profissional habilitado como responsável técnico, é uma das exigências para o funcionamento de uma empresa. A gerente de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física, Rosângela Albuquerque, explicou o caso. “É crime manter uma academia em funcionamento sem um profissional habilitado, o que exige a Lei Federal 9696/98.”

Os estabelecimentos interditados estavam com  ferrugem no maquinário, piso irregular, bancos rasgados, rachaduras na estrutura de sustentação do teto. Os locais não garantiam qualidade e segurança no serviço prestado à população.

De acordo com o secretário de Justiça e Direito Humanos, Pedro Eurico, além da presença do profissional de educação física, outros pontos estão sendo fiscalizados. “Verificamos se elas realizam contratos com os alunos, se há o comércio ilegal de anabolizantes e se há vendas casadas, a exemplo do exame médico ser exclusivamente fornecido pela academia”.

A reportagem tentou entrar em contato com as academias. Porém, não conseguimos o contato de duas, e uma terceira foi procurada, mas não atendeu a ligação.

Veja também

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana
ARTIGO

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana

Em resposta aos ataques, dom Paulo Jackson defende que a dimensão social da fé não seja esquecida
CARTA DO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Em resposta aos ataques, dom Paulo defende que a dimensão social da fé não seja esquecida

Newsletter