Voluntários reformam escola comunitária do Chié

A obra na Escola Comunitária Mundo Infantil do Chié foi realizada graças a um financiamento coletivo virtual que arrecadou 23 mil reais em menos de 15 dias

Reforma da escola comunitária no ChiéReforma da escola comunitária no Chié - Foto: Lidiane Mota / Folha de Pernambuco

Graças a um trabalho coletivo de voluntariado, a Escola Comunitária Mundo Infantil do Chié, que funciona há mais de 30 anos no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, passou por uma reforma e inaugura novos materiais escolares neste sábado (5). 

A escola, que atende 70 crianças entre três e seis anos de idade da comunidade do Chié e bairros vizinhos, recebe uma pequena ajuda financeira da Prefeitura do Recife e  funciona graças ao trabalho voluntário das mulheres da comunidade, porém passava por problemas. Com falta de verba, a escola apresentava teto danificado, buracos na parede, infiltração, falta de janelas. Além disso, faltavam materiais escolares e brinquedos para as crianças.

Leia também:
Animais recebem bênção no Dia de São Francisco na Câmara do Recife
Estudo inédito avalia saúde nutricional das crianças brasileiras

Os jovens Karla Falcão e Francisco Laycon passaram no processo seletivo do RenovaBr, uma iniciativa de renovação política que apoia o surgimento de novas lideranças políticas no Brasil através de formação e qualificação, e receberam o desafio de promover uma intervenção na sua cidade que fosse duradoura e tivesse um impacto social permanente.

A Escola Comunitária Mundo Infantil do Chié foi o local escolhido pelos jovens para realizar a ação. “A minha vida só foi diferente porque eu tive acesso a uma escola de qualidade e, quando eu percebi que, se essas crianças não tivessem esse espaço, elas não teriam para onde ir, que suas mães não iam poder trabalhar porque não teriam onde deixá-las, eu decidi que a gente devia trabalhar aqui”, declarou Karla.

Para realizar o trabalho de reforma na escola, Karla e Francisco lançaram uma campanha de financiamento coletivo na internet. Com o apoio e a divulgação de diversos influenciadores digitais que atuam em todo o País, arrecadaram R$ 23 mil em apenas 12 dias.

Com o apoio da construtora ConstrUNIR e de mais de 50 voluntários de toda a cidade, a reforma da escola foi realizada em menos de um mês e está prevista para ser entregue este sábado (5). A reforma resultou na reconstrução do teto, pintura das salas, manutenção da parte elétrica, construção de janelas. Além disso, foram comprados móveis e materiais escolares.

Responsável pelo projeto de ambientação da escola, o arquiteto Luan de Oliveira conta que a ambientação foi melhorada. “As cores das paredes eram muito escuras, o ambiente era muito fechado, tinham muitos problemas estruturais e, para melhorar a ambientação, utilizamos materiais reciclados e criamos uma nova pintura para gerar uma amplitude maior de espaço e criar um ambiente mais agradável para as crianças e ajudar no processo de aprendizagem”, afirmou.

Lecionando na escola há 27 anos, desde que tinha 15 anos de idade, Márcia Duarte contou que nunca pensou em procurar outro emprego apesar do baixo salário. “Para mim, a educação é a ferramenta mais importante para que possamos transformar a nossa sociedade. Por isso, eu não vou desistir da Escola Comunitária nunca porque nada paga o trabalho que realizamos aqui, nós formamos cidadãos de bem que vão contribuir para uma sociedade melhor e isso vale tudo”, afirmou.

A Escola Comunitária do Chié ainda está arrecadando doações financeiras para a manutenção do espaço, e aqueles que se interessarem em doar devem entrar em contato com a gestora do local, Dona Conceição, através do número: (81) 98621-5209.

Veja também

Confira a previsão para esta segunda-feira (21) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão para esta segunda-feira (21) em Pernambuco

Semana Nacional do Trânsito 2020: Detran-PE realiza ação em Porto de Galinhas
Trânsito

Semana Nacional do Trânsito 2020: Detran-PE realiza ação em Porto de Galinhas