ATAQUES À IGREJA CATÓLICA

Voto de repúdio a ultraconservadores e solidariedade ao arcebispo de Olinda e Recife

Na Câmara do Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco, parlamentares saem em defesa do religioso

Plenário da Assembleia Legislativa de PernambucoPlenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Arthur Mota\FolhaPE

As críticas à Igreja Católica, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, geraram voto de repúdio na Câmara de Vereadores do Recife, em uma proposição da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), e discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, proferido pelo deputado estadual João Paulo Lima e Silva (PT).

O voto de repúdio à Confraria Dom Vital e ao Centro Dom Bosco - grupos que veicularam  mídias em ônibus e conteúdos nas redes sociais atacando a Campanha da Fraternidade 2024 da CNBB e o arcebispo de Olinda e Recife - foi aprovado em plenário por maioria absoluta, no dia 5 de março. Apenas o vereador Felipe Alecrim registrou voto contra.

"Tais ações, além de disseminarem mensagens que contradizem os valores de amor, fraternidade e solidariedade pregados pelo evangelho, apresentam sinais que permitem supor a coordenação destes atos promovidos pela ala ultraconservadora da Igreja Católica. É preocupante observar que essas manifestações de intolerância partam de dentro da própria Igreja, contrariando o espírito de diálogo e compreensão mútua que deve prevalecer entre seus membros", justifica a vereadora Cida Pedrosa em seu requerimento.

A parlamentar também destaca as ações desenvolvidas pelo arcebispo que assumiu a Arquidioces de Olinda e Recife em 13 de agosto do ano passado,  "Ele tem se dedicado a promover a inclusão e o diálogo entre a Igreja e a sociedade. Reconhecemos e valorizamos seu trabalho em ver no evangelho meios de transformação social e libertação, indo ao encontro das necessidades dos mais vulneráveis e marginalizados", ressaltou.

Outro olhar
Único a votar contra o requerimento de Cida Pedrosa, o vereador Felipe Alecrim, recém-filiado ao partido Novo, e ministro extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, argumentou discordar do uso político de questões que, aos olhos dele, só interessam à Igreja,

"Registrei em ata meu voto contrário, por entender que não cabe a esta casa legislativa envolver-se com questões ligadas à caminhada da Igreja e consequentemente a opiniões emitidas por pessoas ou movimentos que falem sobre matéria de fé", explicou o parlamentar. 

Sagrada Comunhão Eucarística é um grupo da Igreja Católico composto por leigos, cristãos que auxiliam nas atividades da Igreja.

Alepe
O deputado estadual João Paulo, que na semana passada homenageou os cem anos da morte do comunista russo Vladimir Lênin, também se solidarizou com o arcebispo, em discurso feito em plenário no início deste mês. "Tais grupos fundamentalistas parecem colocar suas paranoias extremistas acima dos ensinamentos de Cristo para se opor a uma campanha que prega a compaixão e a solidariedade, em sintonia com a mensagem do Papa Francisco", declarou.

"O que se vê, neste episódio, é que setores da própria igreja buscam se distanciar, por motivação política, da face mais bondosa do cristianismo, que quer um mundo mais justo, se empenha na luta contra a fome e se apõe às guerras. Estarei sempre ao lado desta igreja que prega a fraternidade e o amor ao próximo", enfatizou João Paulo.

Direitos humanos
Entidades como o Instituto Dom Helder Camara (Idhec) e o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) também se solidarizaram com o comandante da arquidiocese, que de coração leve e consciência tranquila, reagiu às investidas dos ultraconservadores.

Veja também

Jovens realizam grafitagem em unidade da Compesa de Casa Amarela
CORES E CULTURA

Jovens realizam grafitagem em unidade da Compesa de Casa Amarela

Compesa troca fios de cobre por alumínio para combater furtos em unidades de abastecimento
manutenção

Compesa troca fios de cobre por alumínio para combater furtos em unidades de abastecimento

Newsletter