A-A+

Ynterativa FM, nova emissora pernambucana, entra no ar nesta segunda

Proposta é a exibição de programas ao vivo do estúdio e clipes das músicas tocadas em conexão com o YouTube

Rádio Ynterativa FM estreia na frequência 102.1Rádio Ynterativa FM estreia na frequência 102.1 - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Em seu lançamento oficial, a Ynterativa FM, rádio que chega com a proposta inédita no Brasil de uma plataforma que exibirá os programas ao vivo do estúdio, os comerciais em vídeo e os clipes das músicas tocadas em conexão com o YouTube, entra no ar com a multiplataforma 360 graus nesta segunda-feira (13). Para celebrar este início, a rádio organiza show com a banda A Favorita e a dupla Cleber & Cauan, no dia da estreia, às 18h, no Clube Internacional. Para não ficar de fora do evento e garantir o ingresso, é necessário estar sintonizado na rádio e participar dos sorteios.

Ocupando o dial 102.1, a nova emissora pernambucana busca proporcionar um jeito diferente de informar e entreter o público, através de recursos disponíveis nos meios digitais. Além do rádio tradicional que se usa no dia a dia, o veículo de comunicação terá um aplicativo que exibirá os programas ao vivo do estúdio, os comerciais em vídeo e os clipes das músicas tocadas.

A estreia da Ynterativa marcará o retorno da 102.1 FM ao formato popular/hits, atendendo ao Grande Recife e Zona da Mata. A estação ficou conhecida entre os anos 1990 e 2000 com os projetos SomZoom Sat, Estação Sat e, mais recentemente, 102 FM. A partir de 2015, a estação abrigou a Rede Feliz FM Sat (gospel) e, desde 2019, carregava o selo Mais Vida FM 102.1, também de formato religioso/gospel.

Leia também:
Gusttavo Lima: artista mais escutado nas rádios do país em 2019 com 'Cem Mil'
Rádio Ynterativa FM entra no ar com aposta na tecnologia


A emissora iniciou seus trabalhos no canal no dia 3 de dezembro e, além de sua sede ser preparada para a transmissão da programação em multiplataforma, a rádio conta com os trabalhos artísticos (vinhetas) das produtoras Multiplay, WT Produções e Reel World. A novidade faz da Ynterativa FM a única emissora do país a adotar esse sistema. Por meio do site da rádio, a audiência já pode ouvir o trabalho dos locutores. O modelo de negócio da Ynterativa FM foi implementado por Marlon Mayer, profissional com mais de 30 anos de experiência em radiodifusão e que esteve à frente de projetos de FMs em Recife, João Pessoa e Brasília. "A ideia é se modernizar e acompanhar as mudanças da tecnologia e da internet, trazendo o que elas estão nos proporcionando".

Outra novidade trazida pela rádio é a possibilidade de visualizar os participantes de um debate sobre determinado assunto, em qualquer lugar, e tem capacidade para exibir até 20 pessoas ao mesmo tempo. O trabalho de entrega em formato multiplataforma áudio e vídeo envolverá diretamente 10 pessoas, sendo que a Ynterativa FM contará com 48 profissionais no total.

Com base no projeto de plataforma 360º para entrega de conteúdo, a Ynterativa terá geração em áudio e vídeo nas áreas de entretenimento, música e jornalismo local, com informações variadas, como notícias factuais, trânsito e futebol. "Na hora que se executa uma música na rádio, no ambiente digital será executado um clipe da produção, e em caso de uma música que não tenha videoclipe, a plataforma disponibilizará um conteúdo visual relacionado ao artista em reprodução", comenta Marlon. De acordo com ele, a ideia do projeto é proporcionar interatividade mesmo sem o estímulo do locutor. “O público vai poder participar 24h, porque a rádio estará sempre no ar com programção”, comenta. Isso será disponibilizado nas plataformas próprias da FM, como portal e aplicativos. O público também poderá sintonizar a rádio pelo Spotify, Facebook e Instagram.

Veja também

Recife terá testagem gratuita para Covid-19 em 12 bairros esta semana; veja onde
Coronavírus

Recife terá testagem gratuita para Covid-19 em 12 bairros esta semana; veja onde

PM e dois suspeitos morrem em troca de tiros em Paudalho
Mata Norte

PM e dois suspeitos morrem em troca de tiros em Paudalho