Nasa

Perseverance pousa nesta quinta em Marte, na busca por sinais de vida

Pouso está previsto para o fim da tarde

Lançamento da nave com o jipe PerserveranceLançamento da nave com o jipe Perserverance - Foto: Joel Kowsky/ Nasa / AFP

Já está quase no fim a contagem regressiva para o pouso da sonda que colocará o rover Perseverance (veículo exploratório), da Nasa, a agência espacial norte-americana, em solo marciano. O pouso está previsto para ocorrer no final da tarde desta quinta feira (18).

Se tudo der certo, o Perserverance pousará no que já foi, um dia, o delta de um rio. A região é conhecida como Cratera de Jezero.

O Perseverance é um robô cheio de tecnologias enviado para pesquisar solo e atmosfera do Planeta Vermelho. Além de avançar nos conhecimentos sobre a geologia de Marte, essa missão tem por objetivo procurar sinais de vida antiga no planeta vizinho. Para isso, carrega sete instrumentos com o que há de mais avançado em termos de imagens, análises químicas e de minérios, além de espectrômetros e outras tecnologias que tentarão até mesmo produzir oxigênio.

A meta é ampliar como nunca os conhecimentos sobre Marte, de forma a viabilizar futuras explorações ao planeta. O rover Perseverance pesa por volta de uma tonelada. Ele tem cerca de 3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura; e 2,2 metros de altura.

Quem quiser acompanhar esse acontecimento histórico pode entrar no site oficial da Nasa, onde está rodando a contagem regressiva para o pouso.

Veja também

Promotor especial revela novas evidências em caso de interferência eleitoral contra Trump em 2020
EUA

Promotor especial revela novas evidências em caso de interferência eleitoral contra Trump em 2020

Carolina do Norte inicia acompanhamento após passagem de Helene
Furacão Helene

Carolina do Norte inicia acompanhamento após passagem de Helene

Newsletter