Saúde

Pesquisador diz que acordar entre 3h e 4h da madrugada é sinal de estresse e um fenômeno coletivo

"Doomscrolling", o ato de gastar uma quantidade excessiva de tempo de tela dedicado à absorção de notícias negativas, também é prejudicial ao sono

sonosono - Foto: canva

O mundo moderno é tão marcado por divisões políticas acentuadas e desinformação desenfreada que levou à criação de um novo termo para descrever o fenômeno: a “lacuna da realidade”. Mas mesmo que as pessoas não concordem sobre assuntos como governos e vacinas, uma coisa é quase unânime: entre 3 e 4 da manhã é o pior horário para estar acordado.

– Como terapeuta cognitivo, às vezes eu brinco que a única coisa boa de acordar às 3 da manhã é que isso nos dá um exemplo vívido de catastrofização – escreveu Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Technology, na Austrália – Acordar e se preocupar às 3 da manhã é muito compreensível e muito humano”, continuou ele em seu artigo de 2021 para The Conversation. “Mas, na minha opinião, não é um grande hábito para se adquirir, acrescentou.

Mas o que está por trás desse despertar coletivo de madrugada? Se você se vê regularmente olhando para o teto às 3 ou 4 da manhã, está em boa companhia: é um fenômeno relatado por cerca de um em cada três de nós e provavelmente mais desde o início da pandemia. Isso porque, de acordo com especialistas em sono, essas ruminações iniciais estão relacionadas ao estresse – embora não diretamente. Estar estressado não nos faz acordar mais à noite, explicou Murray, mas nos torna mais conscientes de que isso está acontecendo.

– Na verdade, acordamos muitas vezes todas as noites, e o sono leve é mais comum na segunda metade da noite. Quando o sono está indo bem para nós, simplesmente não temos consciência desses despertares. Mas adicione um pouco de estresse e há uma boa chance de que a vigília se torne um estado totalmente autoconsciente – disse Murray.

E o estresse não é o único fator que pode nos acordar às 3 da manhã. Horários erráticos; doomscrolling (ato de gastar uma quantidade excessiva de tempo de tela dedicado à absorção de notícias negativas); e mesmo a falta de ar fresco pode atrapalhara higiene do sono o suficiente para nos acordar durante a noite.

“Acorde no mesmo horário todos os dias e não vá para a cama até sentir sono”, aconselha Stephanie Romiszewski, fisiologista do sono e diretora da Sleepyhead Clinic, em Metro.co.uk.

“Você notará que, se acordar no mesmo horário todos os dias, esse começará a se tornar seu horário regular”, explicou ela. “Tente manter o exercício e [obtenha] exposição à luz brilhante pela manhã. Certifique-se de ter tempo social também. Precisamos que nossos cérebros entendema que a única oportunidade de dormir será a noite normal.”

Então, sabemos algumas razões pelas quais acordamos à noite – mas por que parece acontecer tão especificamente às 3 ou 4 da manhã? Bem, considere o seguinte: a maioria de nós normalmente cochila entre 23h e meia-noite e acorda entre sete e oito da manhã. Quais horas ficam no meio desses intervalos?

Veja também

Bando de videntes atua há mais de 20 anos e tem histórico de investigações
Rio de Janeiro

Bando de videntes atua há mais de 20 anos e tem histórico de investigações

Ginecologista suspeito de abusar sexualmente de pacientes em PE e SP é preso em Arcoverde
Polícia

Ginecologista suspeito de abusar sexualmente de pacientes em PE e SP é preso em Arcoverde