Saúde

Pesquisador diz que acordar entre 3h e 4h da madrugada é sinal de estresse e um fenômeno coletivo

"Doomscrolling", o ato de gastar uma quantidade excessiva de tempo de tela dedicado à absorção de notícias negativas, também é prejudicial ao sono

sonosono - Foto: canva

O mundo moderno é tão marcado por divisões políticas acentuadas e desinformação desenfreada que levou à criação de um novo termo para descrever o fenômeno: a “lacuna da realidade”. Mas mesmo que as pessoas não concordem sobre assuntos como governos e vacinas, uma coisa é quase unânime: entre 3 e 4 da manhã é o pior horário para estar acordado.

– Como terapeuta cognitivo, às vezes eu brinco que a única coisa boa de acordar às 3 da manhã é que isso nos dá um exemplo vívido de catastrofização – escreveu Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Technology, na Austrália – Acordar e se preocupar às 3 da manhã é muito compreensível e muito humano”, continuou ele em seu artigo de 2021 para The Conversation. “Mas, na minha opinião, não é um grande hábito para se adquirir, acrescentou.

Mas o que está por trás desse despertar coletivo de madrugada? Se você se vê regularmente olhando para o teto às 3 ou 4 da manhã, está em boa companhia: é um fenômeno relatado por cerca de um em cada três de nós e provavelmente mais desde o início da pandemia. Isso porque, de acordo com especialistas em sono, essas ruminações iniciais estão relacionadas ao estresse – embora não diretamente. Estar estressado não nos faz acordar mais à noite, explicou Murray, mas nos torna mais conscientes de que isso está acontecendo.

– Na verdade, acordamos muitas vezes todas as noites, e o sono leve é mais comum na segunda metade da noite. Quando o sono está indo bem para nós, simplesmente não temos consciência desses despertares. Mas adicione um pouco de estresse e há uma boa chance de que a vigília se torne um estado totalmente autoconsciente – disse Murray.

E o estresse não é o único fator que pode nos acordar às 3 da manhã. Horários erráticos; doomscrolling (ato de gastar uma quantidade excessiva de tempo de tela dedicado à absorção de notícias negativas); e mesmo a falta de ar fresco pode atrapalhara higiene do sono o suficiente para nos acordar durante a noite.

“Acorde no mesmo horário todos os dias e não vá para a cama até sentir sono”, aconselha Stephanie Romiszewski, fisiologista do sono e diretora da Sleepyhead Clinic, em Metro.co.uk.

“Você notará que, se acordar no mesmo horário todos os dias, esse começará a se tornar seu horário regular”, explicou ela. “Tente manter o exercício e [obtenha] exposição à luz brilhante pela manhã. Certifique-se de ter tempo social também. Precisamos que nossos cérebros entendema que a única oportunidade de dormir será a noite normal.”

Então, sabemos algumas razões pelas quais acordamos à noite – mas por que parece acontecer tão especificamente às 3 ou 4 da manhã? Bem, considere o seguinte: a maioria de nós normalmente cochila entre 23h e meia-noite e acorda entre sete e oito da manhã. Quais horas ficam no meio desses intervalos?

Veja também

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'
ATENTADO

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump
SOLIDARIEDADE

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump

Newsletter