Notícias

Petrolina inicia fiscalizações educativas após reabertura da economia

A partir da próxima semana estabelecimentos que descumprirem medidas poderão ser fechados

Fiscalização é educativa nesta primeira semanaFiscalização é educativa nesta primeira semana - Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolina

A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, começou nessa segunda-feira (1º) a reabertura dos segmentos econômicas após mais de dois meses de suspensão por causa da pandemia de Covid-19. Segundo a prefeitura, foram iniciadas fiscalizações educativas para orientar empresários sobre o protocolo de prevenção ao novo coronavírus.

A partir da próxima semana, a fiscalização será rigorosa e os estabelecimentos que desobedecerem o decreto podem ter o alvará de funcionamento cassado ou suspenso. Os responsáveis poderão sofrer outros tipos de penalidades como multa e condução à delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas legais cabíveis.

Leia também:
Reabertura do comércio revela cisão entre Prefeitura de Petrolina e Governo
Brasil se aproxima dos 30 mil mortos pela Covid-19


Equipes da Guarda Civil Municipal, de Disciplinamento Urbano e fiscais de posturas começaram o trabalho nas principais ruas e avenidas do centro comercial da cidade. Mais de 30 estabelecimentos foram visitados.

A fiscalização usou um "check list" para identificar se todas as exigências estavam sendo cumpridas pelos comerciantes. Os que ainda não haviam se adequado foram informados sobre a necessidade de ajuste. Os lojistas ainda aproveitaram para tirar dúvidas com a fiscalização.

Retomada
Esta primeira fase da retomada na cidade libera 100% da capacidade de atendimento ou funcionamento para agropecuária, indústria e transporte público (táxi, mototáxi e carros por aplicativo). A capacidade de 75% está liberada para transporte público coletivo. Administração pública, comércio e serviços, construção civil, parques e orla fluvial, templos religiosos e velórios podem operar com 50%. Todas as demais atividades e serviços não listados seguem proibidos em Petrolina, inclusive eventos.

Recomendações
Entre as principais recomendações para os estabelecimentos comerciais estão: uso obrigatório de máscara dentro do estabelecimento; distância mínima de 2 m entre as pessoas; marcações que sinalizem onde os consumidores devem se posicionar; disponibilização de álcool em gel 70% ou soluções de higienização em locais de fácil acesso; higienização do ambiente; proteção de grupos de risco no trabalho; afastamento de casos positivos ou suspeitos; atendimento diferenciado para grupos de risco; monitoramento da temperatura dos colaboradores; testagem dos colaboradores; e uso do aplicativo móvel Dycovid.

O descumprimento pode ser denunciado à Central de Atendimentos da Secretaria Executiva de Segurança Pública, no telefone 153, ou pelo WhatsApp (87) 9.8106-7310.

Coronavírus em Petrolina
A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou nessa segunda mais 15 casos positivos de Covid-19, elevando o total a 268. A atualização ainda registrou mais um óbito, com nove mortes ao todo. 97 pessoas infectadas apresentaram cura clínica e estão recuperadas.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo
CLIMA

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Newsletter