Pezão admite falha de planejamento na segurança durante o Carnaval

Uma série de arrastões gerou pânico da Zona Sul da cidade

Luiz Fernando PezãoLuiz Fernando Pezão - Foto: Agência Brasil/Arquivo

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, admitiu nesta quarta (14) que houve falhas no planejamento da segurança durante o Carnaval, quando uma série de arrastões gerou pânico na zona sul da cidade. "Não estávamos preparados. Houve uma falha nos dois primeiros dias e depois a gente reforçou aquele policiamento. Mas eu acho que houve um erro nosso", disse Pezão, em entrevista ao RJTV, da Rede Globo.

Durante o carnaval, houve diversos ataques a turistas e moradores de Ipanema, na zona sul. No domingo (11), dois policiais foram baleados ao tentar impedir o roubo de um carro no Leblon.

Leia também:
[Fotos] Centenário do Cordão da Bola Preta emociona multidão no Rio
Rio: Sambódromo recebe grandes campeãs nesta segunda


Na terça (13), a Polícia Militar anunciou reforço no efetivo na região. Ainda assim, houve saque a um supermercado no Leblon. Os suspeitos fugiram. "Não dimensionamos isso, mas eu acho que é sempre um aprimoramento", continuou Pezão, ressaltando que o governo precisa olhar a segurança em todo o Estado.

No início do carnaval, havia reforço do efetivo na Rocinha, que viveu uma guerra no fim de 2017, e operações na Praça Seca, na zona oeste, confrontos entre bandidos resultaram na morte de uma adolescente de 15 anos. Segundo a Secretaria de Segurança, o efetivo para o carnaval foi de 17 mil policiais, número 43% superior ao registrado no ano anterior. O carnaval terminou com três vítimas fatais na corporação.

O soldado André Luiz Xavier Barbosa, 33, foi atropelado enquanto fazia o patrulhamento no Jardim Botânico, na zona sul, e outros dois policiais - Fábio Miranda da Silva, 41, e Dejair Jardim do Nascimento, 29 - foram baleados em assaltos.

Veja também

Pernambuco recebe remessa de vacinas da Janssen para iniciar aplicação das doses de reforçoVacinação

Pernambuco recebe remessa de vacinas da Janssen para iniciar aplicação das doses de reforço

Rússia retoma turismo espacial com envio de multimilionário japonês Espaço

Rússia retoma turismo espacial com envio de multimilionário japonês