Notícias

PF prende advogado suspeito de aplicar golpes nos clientes

Segundo a Polícia Federal (PF), o advogado aplicava golpes depois de oferecer serviços de emissão de documentos, cidadanias estrangeiras e reavaliação de diplomas

Rodolfo José Cottard, 33, era advogado e aplicava golpes nos clientesRodolfo José Cottard, 33, era advogado e aplicava golpes nos clientes - Foto: Divulgação/Polícia Federal

Um homem suspeito de aplicar golpes de emissão de documentos, de cidadanias estrangeiras e de revalidação de diplomas para trabalho no exterior foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Rodolfo José Cottard, 33, era advogado e aplicava golpes em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Federal (PF) a prisão ocorreu no último domingo (6), quando o suspeito desembarcou de um voo vindo de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a PF, um mandado de prisão contra o advogado já havia sido emitido em maio de 2019 e estava registrado no sistema da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol. No aeroporto, o suspeito foi identificado e recebeu voz de prisão. O advogado estava foragido desde maio e, segundo a polícia, estava morando em Portugal.

Leia também:
PF indicia ministro do Turismo e mais 10 por candidaturas laranjas
Polícia Federal apura possível crime ambiental em litoral brasileiro
Evento na Alepe reúne 47 propostas para segurança, violência contra a mulher e suicídio

Ao todo, 34 pessoas foram vítimas dos golpes aplicados pelo advogado. Em Pernambuco, oito pessoas denunciaram o suspeito; outras 26 vítimas relataram os crimes nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a PF, as vítimas relataram à polícia que o advogado cobrava valores entre R$ 6.500 e R$ 9,500 para realizar serviços especializados na emissão de cidadania estrangeira, abertura de empresas no continente europeu e revalidação de diplomas para profissionais que queriam trabalhar fora do país.

Nos depoimentos, as vítimas contaram à polícia que, após o pagamento dos valores, o advogado parava de contatar os clientes, bloqueando-os em todos os canais de comunicação.

De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, o suspeito utilizava-se de sua posição de advogado para convencer as vítimas. "Há também a possibilidade de que mais pessoas identifiquem o golpe; se mais pessoas denunciarem, a pena do suspeito pode aumentar", afirmou Santoro.

Até o momento, Cottard encontra-se na custódia do aeroporto da Polícia Federal em Guarulhos e está à disposição da Justiça Estadual de Pernambuco. O destino do suspeito ainda não foi informado.

Veja também

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano
recife

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano

Lewandowski prorroga atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária de Mossoró
CASO MOSSORÓ

Lewandowski prorroga atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária de Mossoró

Newsletter