Plano Específico Santo Amaro Norte vai para consulta pública

Prefeitura do Recife convoca a sociedade para audiência a respeito do projeto de revitalização urbana da parte norte do bairro de Santo Amaro

Área pertencente à Marinha do Brasil é o principal propulsor do Plano Santo Amaro NorteÁrea pertencente à Marinha do Brasil é o principal propulsor do Plano Santo Amaro Norte - Foto: Divulgação

A iniciativa da Marinha do Brasil de renovar seu patrimônio imobiliário e de ceder parte de seus terrenos para fins públicos na área central do Recife inspirou a Prefeitura a elaborar uma proposta para o chamado Plano Específico Santo Amaro Norte (Pesan), projeto de requalificação urbanística do setor delimitado pelas avenidas Norte Miguel de Alencar e Governador Agamenon Magalhães e o estuário do rio Capibaribe.

O projeto, que foi divulgado ontem à imprensa pelo secretário municipal de Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, junto com o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), João Domingos, e o diretor executivo de Projetos Urbanos do ICPS, Arnaldo Santana, será apresentado oficialmente à sociedade, no próximo dia 22, durante audiência pública na unidade do Ginásio Pernambucano da avenida Cruz Cabugá, nº 269, também em Santo Amaro, das 8h30 às 13h.

As inscrições e os documentos que explicam o Pesan em detalhes estão disponíveis no site: http://conselhodacidade.recife.pe.gov.br. O complexo plano abrange uma área bastante heterogênea que engloba Zonas do Ambiente Natural e de Ambiente Construído; e Zonas Especiais de Preservação Histórica, de Interesse Social, de Dinamização Econômica e Centro Principal.

Os gestores garantem que o projeto saíra do papel, mas reconhecem que, para sua execução plena, é primordial a consolidação do acordo com o Marinha, que deve liberar os terrenos da Vila Naval para a exploração imobiliária pela iniciativa privada e para a implantação de obras estruturais por parte do poder público. Em contrapartida, os militares ganhariam unidades habitacionais mais modernas inseridas no novo conceito do bairro.

“Estamos fazendo uma apresentação pública de um plano específico para um território importante para o Recife”, explicou Antônio Alexandre. “Esse processo é decorrente de diversos movimentos em que tivemos estudos e proposições de renovação urbana para Santo Amaro Norte desde o final da década de 1990. É uma região de importância estratégica, porque faz a conexão entre o Centro do Recife e Olinda, é conformada por eixos de mobilidade fundamentais da Região Metropolitana e possui toda uma dinâmica econômica.

É uma área de extremo interesse para a Cidade. Mas o ponto de inflexão aconteceu a partir do momento em que a Marinha do Brasil enxergou ali a possibilidade de fazer uma troca da área por projetos imobiliários e procurou a prefeitura.”

Veja também

'Pernambuco está pronto para iniciar o processo de imunização', afirma André Longo

'Pernambuco está pronto para iniciar o processo de imunização', afirma André Longo

Com salas cheias, candidatos foram impedidos de fazer Enem
Enem 2020

Com salas cheias, candidatos foram impedidos de fazer Enem