Polícia Civil deflagra operações contra quadrilhas em PE

Operações cumprem mandados no Recife e em cidades da Mata Norte e Sertão

Operações de repressão qualificada da Polícia Civil de PernambucoOperações de repressão qualificada da Polícia Civil de Pernambuco - Foto: Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco

Duas operações foram deflagradas pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (14) em Pernambuco. A primeira operação teve mandados cumpridos nas cidades do Recife, Carpina e Paudalho - estas últimas na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Já a segunda, ocorreu na cidade de Petrolina, no Sertão do Estado. As duas ações visavam associações criminosas suspeitas de homicídios e tráfico de drogas, sendo que a primeira delas, também é suspeita de associação para o tráfico de drogas, comércio de arma de fogo e munições e associação criminosa armada.

O chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle do Amaral, falou sobre a primeira operação, na qual foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva - sendo sete deles contra detentos, nas cidades do Recife, Carpina e Paudalho; e 13 mandados de busca e apreensão domiciliar. “Vários homicídios são atribuídos ao grupo e eles são motivados pelo tráfico de drogas. Hoje foram apreendidos cocaína, maconha e armas de fogo. A organização foi completamente desarticulada”, afirma.

Leia também:
Suspeitos de homicídios com relação ao tráfico em Paulista são presos
Presa quadrilha suspeita de assaltos na BR-101, em Goiana


A investigação começou em novembro de 2017 e foi nomeada como Intramuros. Na execução, foram empregados 80 policiais civis. Esta foi a 22ª operação de Repressão Qualificada do ano, vinculada à Diretoria do Interior I - DINTER1, sob a presidência da Delegada Bárbara Fort. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, Zona Oeste do Recife.

   Operação Desmonte II

A segunda operação, nomeada como Desmonte II, foi a segunda fase de uma investigação ocorrida em junho de 2017, na cidade de Petrolina, e prendeu uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas e homicídios na cidade. Nessa nova fase da operação, o foco foi finalizar o trabalho e retirar das ruas os traficantes.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliar e três de prisão preventiva. A Delegacia de Homicídios também executou outros três mandados de prisão, fruto de relevante investigação para a cidade. A Operação Desmonte II já contava com outros três alvos presos por tráfico de drogas e outros delitos.

A ação é a a 23ª operação de Repressão Qualificada do ano e contou com a participação de 45 policiais civis, 20 policiais militares e 23 viaturas. Ela foi coordenada pelo Delegado Magno Neves, em parceria com a 12ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico- DPRN , coordenada pelo delegado Dark Blaker de Andrade. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para sede da 214ª Delegacia de Polícia de Petrolina.

 

Veja também

Criança de favela vê espaço de brincar minguar na pandemia
Pandemia

Criança de favela vê espaço de brincar minguar na pandemia

No Recife, mais de 50% da população adulta recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19
Vacina

No Recife, mais de 50% da população adulta recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19