Brasil

Polícia despeja centenas de famílias de terreno invadido no Rio de Janeiro

Despejo no Rio de JaneiroDespejo no Rio de Janeiro - Foto: Mauro Pimentel/AFP

Centenas de famílias sem-terra foram despejadas, nesta quinta-feira (1), em uma operação policial ordenada pela justiça para devolver um terreno à Petrobras no estado do Rio de Janeiro, apurou a AFP.

Moradores de um acampamento montado em Itaguaí, a cerca de 100 km da cidade do Rio, montaram barricadas e incendiaram entulhos na entrada do lote para evitar a passagem dos agentes, que dispararam gás lacrimogêneo e jatos d'água contra as barracas, segundo imagens do canal Globo News.

Os uniformizados finalmente conseguiram entrar no "Campo de Refugiados Primeiro de Maio", como o local foi batizado pelos moradores, e com a ajuda de máquinas demoliram centenas de barracas e tendas.

“Hoje estou desempregada, sem casa, sem quarto. Tiraram tudo que era nosso”, lamentou à AFP Renata Carvalho, de 48 anos, que morava no terreno há quase dois meses.

Em meio a gritos e choro, algumas pessoas - inclusive mulheres carregando bebês - tentaram resgatar pertences, como colchões, cobertores e algumas roupas.

A Petrobras informou em nota que, por meio de despacho judicial, forneceu aos despejados máscaras e álcool gel, para se protegerem da covid-19, além de transporte para as rodoviárias próximas.

A pandemia do coronavírus, que já matou quase 520 mil pessoas no Brasil, empurrou milhares de brasileiros para a pobreza, refletida no aumento de assentamentos ilegais e em longas filas em pontos de entrega de alimentos em cidades como São Paulo e Rio, as mais atingidas pelo vírus.

A taxa de desemprego no Brasil manteve-se no nível recorde de 14,7% no período fevereiro-abril, o equivalente a 14,8 milhões de pessoas procurando trabalho, quase dois milhões a mais do que antes da pandemia, no início de 2020.

O governo de Jair Bolsonaro, que minimizou a pandemia, pagou de abril a dezembro de 2020 um subsídio a quase um terço da população do país de 212 milhões de habitantes. Em abril, a ajuda foi retomada, mas com um valor menor e para menos beneficiários.

Veja também

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney
REDES SOCIAIS

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas anuncia balanço de 34.183 mortos na guerra de Gaza

Newsletter