Operação

Polícia erradica 538 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Plantações poderiam produzir 180 toneladas da droga; ações ocorreram em nove municípios

A operação erradicou 179 roças de maconha e foi deflagrada na zona rural de municípios de PernambucoA operação erradicou 179 roças de maconha e foi deflagrada na zona rural de municípios de Pernambuco - Foto: Divulgação

Foi encerrado no domingo (12) a Operação Muçambê III,  de repressão ao cultivo ilícito de maconha no Sertão de Pernambuco. Com início no dia 22 de junho, as ações resultaram na erradicação de 538,8 mil pés da erva. Segundo fontes oficiais, esta quantidade poderia produzir cerca de 180 toneladas da droga, e gerararam um prejuízo estimado de R$ 180 milhões às organizações criminosas. A iniciativa ocorreu de forma integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). 

A operação erradicou 179 roças de maconha e foi deflagrada na zona rural dos municípios de Salgueiro, Parnamirim, Dormentes, Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Carnaubeira da Penha, Floresta e Betânia. As plantações da droga foram identificadas a partir de levantamentos por imagens de satélite, com o uso de drones, veículos e aeronaves.

Participaram da operação 86 policiais federais e seis agentes administrativos, 38 policiais rodoviários federais, seis policiais militares, cinco bombeiros militares e dois policiais civis. As ações também tiveram o apoio de 40 pessoas, entre paramédicos e trabalhadores de roça. Foram empregados ainda 35 veículos, quatro helicópteros e três botes.

Veja também

Fogos em nove fazendas destruíram 141 mil hectares no Pantanal
Pantanal

Fogos em nove fazendas destruíram 141 mil hectares no Pantanal

China promete neutralidade em carbono até 2060
Meio Ambiente

China promete neutralidade em carbono até 2060