SAÚDE

Polícia Federal realiza operação sobre ataque hacker ao Ministério da Saúde

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, em Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Santa Catarina

Ministério da SaúdeMinistério da Saúde - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira (16), uma operação para investigar um ataque hacker realizado no fim de 2021 contra diversos órgãos do governo federal, entre eles o Ministério da Saúde.

Na época do ataque, diversas plataformas do Ministério a Saúde ficaram fora do ar, incluindo o ConecteSUS, que emite certificado de vacinação, e o Open DataSUS, que detém dados de acompanhamento da pandemia e outras informações de vigilância.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, em Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, após pedido da PF.

O inquérito foi aberto em 10 de dezembro de 2021. De acordo com comunicado da PF, no decorrer da investigação "descobriu-se que tais ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia".

Além do Ministério da Saúde, o mesmo grupo também atacou os sites do Ministério da Economia, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entre outros órgãos.

Veja também

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei
CONFLITO

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei

Newsletter