Logo Folha de Pernambuco
França

Polícia frustra ataque de jovem "incel" contra mulheres na França

Ele foi detido com facas na mochila perto de uma escola no leste do país

Polícia da França em estação de trem de Paris Polícia da França em estação de trem de Paris  - Foto: Geoffroy Van Der Hasselt / AFP

Um homem de 18 anos foi preso na França por suposta tentativa de agressão a mulheres, sendo o primeiro caso vinculado exclusivamente ao movimento "incel" a chegar à Justiça antiterrorista no país.

O acusado, identificado como Timothy G., de 18 anos, foi preso na sexta-feira perto de uma escola de ensino médio em Saint-Étienne, no leste da França, com duas facas na mochila, disseram fontes próximas ao caso. Segundo essas fontes, o jovem, que se identificou claramente como um "incel", queria atacar mulheres.

"Incel", abreviação em inglês de "celibatários involuntários", é um movimento misógino que promove o ódio às mulheres online e já assumiu a responsabilidade por ataques fatais em todo o mundo.

A Justiça ordenou a prisão preventiva do jovem por associação terrorista com o objetivo de preparar um ou mais crimes contra pessoas, de acordo com a Procuradoria Nacional Antiterrorismo (PNAT).

Com uma aparência jovem e tímida, Timothy G. compareceu na noite de terça-feira vestindo uma camiseta azul perante o juiz que o condenou, observou um jornalista da AFP.

— Vi um adolescente que sofre, não um combatente que se prepara para a ação —, disse Maria Snitsar, advogada do jovem nascido em novembro de 2006 na região de Saint-Éttiene.

Homens "incel" acreditam que estão sozinhos por causa de mulheres que não os amam e nutrem ódio por elas ou pelo feminismo, que consideram responsável por seus fracassos.

Esse perfil já apareceu marginalmente em dois outros casos examinados pela justiça antiterrorista envolvendo jovens próximos à extrema direita.

Alguns glorificaram os perpetradores de massacres, como Anders Breivik, na Noruega, em 2011 (77 mortos), ou Dylan Klebold, em Columbine, nos Estados Unidos, em 1999 (13 mortos).

Veja também

Newsletter