Racismo

Estudante da UFPE é investigado por racismo e discriminação contra três alunos da instituição

Boletim de ocorrência foi registrado por outros três estudantes na última quinta-feira

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em nota, garantiu que "as investigações seguem até o esclarecimento do caso"A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em nota, garantiu que "as investigações seguem até o esclarecimento do caso" - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Um estudante do segundo período do curso de geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 41 anos, está sendo acusado, por outros alunos da instituição, de atitudes e falas racistas, gordofóbicas e de intolerância religiosa.

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) registrou um boletim de ocorrência a respeito.

Através de uma nota, a PCPE disse que um boletim de ocorrência foi feito na última quinta-feira (20), na Delegacia de Desaparecidos e de Proteção à Pessoa, que é ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

O caso foi classificado como “ocorrência de racismo, preconceito e discriminação”, após três estudantes da UFPE, sendo um homem e duas mulheres, afirmarem que foram xingados pelo homem através das redes sociais.


Na mesma nota, a polícia garantiu que “as investigações seguem até o esclarecimento do caso”.

O acusado foi procurado pela reportagem na tarde desta quarta-feira (26), e disse que “não tomou ciência de nenhum boletim de ocorrência até o momento”.

A reportagem da Folha de Pernambuco também procurou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Em nota, a instituição disse que recebeu uma denúncia a respeito do caso por meio da ouvidoria na semana passada, e que a Pró-reitoria de Assistência Estudantil fez uma escuta com os três estudantes autores da denúncia. Alguns processos disciplinares, como um suporte psicológico aos envolvidos, devem ser realizados .

Veja também

Quatro navios dos EUA encalham perto de cais temporário em Gaza
Gaza

Quatro navios dos EUA encalham perto de cais temporário em Gaza

Governo do Rio Grande do Sul sanciona lei que institui plano de reconstrução do estado
Rio Grande do Sul

Governo do Rio Grande do Sul sanciona lei que institui plano de reconstrução do estado

Newsletter