Pontos de Cuidado na RMR já realizaram mais de 33 mil atendimentos

Orientações de prevenção à Covid-19 e atenção fazem parte da rotina dos endereços que distribuem kits de higiene e de alimentação à população em situação de rua

Higienização do transporte público em Abreu e LimaHigienização do transporte público em Abreu e Lima - Foto: Divulgação

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas implantou quatro Pontos de Cuidado na Região Metropolitana do Recife para atendimento a população em situação de rua. Desde 31 de março, quando a primeira unidade de enfrentamento da pandemia de Covid-19 entrou em funcionamento, já foram contabilizados 33,5 mil atendimentos.

Os Pontos de Cuidado são equipados com lavatório, banheiro e chuveiro para as pessoas em situação de rua. Além da infraestrutura para higiene pessoal, os usuários do serviço são cadastrados, recebem orientações sobre a importância da higiene em tempo de pandemia, instruções sobre a forma rigorosa de se lavar as mãos e informações sobre hábitos a serem evitados, considerando o perfil do público.

No cadastro, todos os dias eles têm a temperatura do corpo aferida e são questionados sobre alguns dos sintomas clássicos da Covid-19. Em caso positivo, um profissional de saúde faz o encaminhamento para o serviço público.

Leia também:
 Pernambuco confirma 488 novos casos da Covid-19 e 80 mortes nas últimas 24h

Além da estrutura e das informações, os usuários recebem um kit de higiene pessoal e outro de alimentação. A sacola é composta por sabão líquido, xampu, pente, escova de dente, creme dental e toalha descartável. O kit de alimentação tem dois itens de carboidratos (entre bolachas, biscoitos, tareco ou pão); duas frutas com casca; uma proteína (sardinha ou queijo processado); um suco ou achocolatado. Cada pessoa recebe uma garrafa com água mineral na saída.

Os Pontos de Cuidados estão abertos de domingo a domingo, em horário amplo para evitar a formação de filas, e atendem no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Para o secretário Cloves Benevides, é fundamental a atenção às pessoas em vulnerabilidade social, em especial depois de decretada a quarentena. “A oferta de atenção, de alimentos e informação sobre a necessidade do autocuidado são importantes para todos na sociedade e urgentes na base da pirâmide”, explicou.

Endereços e horários de funcionamento dos Pontos de Cuidado

Recife - Armazém 14 – Avenida Alfredo Lisboa,s/n - Bairro do Recife
Horário: 8h às 13h e das 13h30 às 17h30

Jaboatão dos Guararapes - Praça Severina Coelho, Centro de Cavaleiro
Horário: 8h às 15h

Olinda - Av. Sigismundo Gonçalves, 700 - Carmo (Casas da Três Marias)
Horário: Olinda 8h às16h

Paulista - Procon Paulista, na Praça Papa João XXIII, 59 – Centro
Horário: 8h às 17h 

 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Arara-vermelha é resgatada durante fiscalização da PRF na BR 116, em Salgueiro
CRIME AMBIENTAL

Arara-vermelha é resgatada durante fiscalização da PRF na BR 116, em Salgueiro

Curso aprimora habilidade de idosos para identificar fake news
Educação

Curso aprimora habilidade de idosos para identificar fake news