A-A+

Pontos para apps de transporte são instalados no Aeroporto e TIP

Fiscalização do funcionamento será iniciada após o término do processo de envio dos dados das empresas credenciadas

Aeroporto do RecifeAeroporto do Recife - Foto: Isabela Alves/Folha de Pernambuco

Começou nesta quarta-feira (18) a operação de pontos de embarque e desembarque para transporte por aplicativo no Aeroporto Internacional do Recife e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). A fiscalização do funcionamento será iniciada após o término do processo de envio dos dados das empresas credenciadas. Atualmente, duas empresas são credenciadas junto à Prefeitura do Recife: Uber e Mobilidade Card.

Os pontos têm sinalização vertical para indicar a área destinada ao embarque e desembarque de passageiros. No Aeroporto, o ponto de desembarque será nos portões B1 e B2. Já o de embarque, onde os passageiros deverão aguardar o veículo, estará na altura dos portões B5 e B6. No TIP, a nova sinalização estará na rampa de acesso, próxima à área de embarque e desembarque comum.

Leia também:
Fim de ano deve ter mais de 5 milhões de passageiros nos aeroportos
Aeroporto do Recife deve receber, no fim do ano, 116 mil passageiros a mais do que em 2018

A medida atende às exigências da Lei Municipal nº 18.528/2018, que prevê que a CTTU destine áreas de embarque e desembarque em locais como Aeroporto e o TIP. A implantação foi realizada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Discordância
Em nota, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco (Amape) se mostrou contrária à sinalização do aeroporto do Recife. A instituição disse lamentar a forma como foi elaborada, "através de uma 'gambiarra'", segundo o texto. De acordo com a Amape, a placa é antiga e existe desde o ano de 2018, e que a que a CTTU teria colocado um adesivo por cima "na tentativa de enganar a população e motoristas"."Por fim, a Amape espera que a CTTU cumpra a lei, que já está em vigor desde o ano passado, cujo prazo de sinalização já expirou desde o dia 09/09/2019", finaliza a nota.

Como resposta, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) se pronunciou, afirmando não haver irregularidades na sinalização para demarcar os pontos de embarque e desembarque no TIP e Aeroporto. E reitera que a medida atende às exigências da Lei Municipal nº 18.528/2018.

Veja também

Boris Johnson 'muito preocupado' com a COP26
Preocupação

Boris Johnson 'muito preocupado' com a COP26

Papa nomeia o economista Jeffrey Sachs para a Pontifícia Academia de Ciências Sociais
Vaticano

Papa nomeia o economista Jeffrey Sachs para a Pontifícia Academia de Ciências Sociais