Educação

Por alta de casos da Covid, IFPE exclui redação do vestibular 2021.1

Segundo o instituto, a evolução da pandemia no Estado provocou o cancelamento das etapas presenciais do processo seletivo

Campus Recife do IFPECampus Recife do IFPE - Foto: Divulgação/IFPE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou, nesta quarta-feira (30), o cancelamento da aplicação da redação no vestibular 2021.1 para os cursos superiores.

De acordo com a instituição, a decisão foi tomada por causa da "alarmante evolução da pandemia no nosso Estado". Inicialmente, a prova de redação seria aplicada de forma presencial.

Com a mudança, os estudantes que desejam entrar nos cursos superiores do IFPE terão duas opções de ingresso: através da nota do Enem, podendo ser consideradas as edições dos anos 2015 a 2019, ou através da análise direta do histórico escolar do Ensino Médio. 

"Depois de muitos estudos sobre os formatos que respeitassem as medidas sanitárias exigidas pelo momento, excluímos do processo de ingresso 2021.1 todas as etapas presenciais de seleção", disse o IFPE em comunicado oficial.

O processo de ingresso nos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente será realizado por meio de análise de desempenho dos candidatos, conforme anunciado pela instituição em outubro. 

Essa análise ocorrerá a partir do histórico escolar de anos anteriores. No caso do Integrado, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. 

"Esse nosso posicionamento objetiva não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia", informou o IFPE.

O sistema de reserva de vagas para estudantes oriundos de escola pública será mantido, acrescenta o IFPE. Nesse processo, 60% das vagas disponíveis serão direcionadas para esses candidatos. 

"É fundamental que os interessados fiquem atentos aos prazos e às datas limites para cada etapa da seleção e preparem os documentos necessários com o máximo de antecedência possível. Em nossos canais de comunicação (site e perfis em mídias sociais), estaremos lembrando os prazos do cronograma e destacando as etapas correntes do processo, buscando sanar eventuais dúvidas e questionamentos", complementa o IFPE.

Os editais serão lançados até 22 de janeiro. De acordo com o IFPE, serão disponibilizadas 4.830 vagas para adolescentes, jovens e adultos nos cursos técnicos e superiores, distribuídas em 16 campi.

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter