RECIFE

Celebrações da Festa do Morro começam neste sábado com adaptações por pandemia; veja programação

Não haverá procissões, e as missas serão transmitidas pela internet, pela Rádio Olinda e TV Pai Eterno

Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no RecifeSantuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Começa neste sábado (28) e segue até 8 de dezembro, mais uma edição da Festa do Morro, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife.

Este ano, por causa da pandemia de Covid-19, as celebrações precisarão ser adaptadas, assim como a estrutura do Santuário, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte da capital pernambucana. 

Não haverá procissões, e as missas serão transmitidas pela internet, pela Rádio Olinda e TV Pai Eterno (canal 49 no Recife e RMR).

A estrutura montada no Santuário  do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, possui toldos, gradis e oito pias com água e sabão para higienização das mãos dos fiéis e devotos que irão ao local durante a festa. As portas do templo serão retiradas para facilitar a circulação de ar.
 
Uma equipe com cerca de 300 voluntários foi capacitada para acolher quem for ao Morro da Conceição nos 11 dias de festa. Eles estarão com máscaras, escudo facial, álcool em gel e termômetro.

A abertura da Festa ocorre neste sábado, às 18h, com o hasteamento da Bandeira, em frente à torre da igreja. Em seguida, às 19h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, preside a solene missa de abertura das festividades.
 
Bancos ao lado da torre foram substituídos por cadeiras e acomodarão 300 fiéis. Os assentos foram dispostos com espaçamento de 1,5 metro entre si. Dentro do templo, será permitido apenas 30% da capacidade, o que corresponde a 240 assentos. Assim, serão 540 pessoas por missa.

O tema da festa deste ano é "Maria, modelo eucarístico e mãe da esperança", em alusão ao Congresso Eucarístico Nacional, evento que reuniria fiéis das dioceses católicas de todo o País em novembro, mas que foi adiado para novembro de 2021 devido à pandemia.

Os fiéis não poderão ter acesso direto aos velários. Voluntários irão receber as velas. O Santuário ainda suegere a doação de velas para a Igreja.

Acessos
Fiéis terão ainda acesso restrito ao Santuário e à imagem de Nossa Senhora da Conceição. Voluntários e profissionais de segurança irão controlar o direcionamento das pessoas pelas dependências do templo.

Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais.

Saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja.

Acesso à imagem: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida visitação. O chão está demarcado para uma melhor distribuição dos devotos entorno da imagem. A saída desse público irá garantir o acesso de outro grupo de devotos.

Saída da imagem: uma saída posterior (por trás da imagem).

Programação
De domingo (29) a 7 de dezembro, serão celebradas cinco missas por dia: às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A novena será rezada nos mesmos dias, sempre às 19h, com a presidências de bispos e párocos, que irão meditar um subtema da festa por noite.

28/11 - sábado
18h - Hastamento da Bandeira
19h - Missa de abertura celebrada pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio

29/11 - domingo - 1º dia da novena
Tema: Maria e a Eucaristia na Vida da Igreja
Presidente: Dom José Luiz Ferreira Sales, C.SS.R.– bispo de Pesqueira/PE

30/11 - segunda-feira - 2º dia da novena
Tema da noite: Maria, Ícone da Igreja Eucarística
Presidente: Pe. Mailson Régis de Queiroz, C.SS.R. - pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

1º/12 - terça-feira - 3º dia da novena
Tema: Maria e a Assembleia Eucarística
Presidente: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena - bispo de Nazaré da Mata/PE

2/12 - quarta-feira - 4º dia da novena
Tema: Maria, Mulher Eucarística e Imagem do Discipulado
Presidente: Dom Gabriel Marchesi – bispo de Floresta/PE

3/12 - quinta-feira - 5º dia da novena
Tema: Maria,Testemunha de Vida Eucarística
Presidente: Dom Francisco de Assis Gabriel, C.SS.R. – bispo de Campo Maior/PI 

4/12 - sexta-feira - 6º dia da novena
Tema: Maria, o Magnificat do Pão em Todas as Mesas
Presidente: Pe. Luiz Vieira Gomes, C.SS.R. - superior vice-provincial da Vice-Província do Recife e reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro/Recife 

5/12 - sábado - 7º dia da novena
Tema: Maria, Portadora da Palavra e do Pão Eucarístico
Presidente: Pe. André Ricardo, C.SS.R. - superior provincial da Província de Goiás 

6/12 - domingo - 8º dia da novena
Tema: Maria e a Dimensão Social e Profética da Eucaristia
Presidente: Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu O.F.M. Cap. – arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA 

7/12 - segunda-feira - 9º dia da novena
Tema: Maria, Discípula e Missionária do Pão Eucarístico
Presidente: dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa - presidente do Regional Nordeste II e bispo de Garanhuns/PE 

Em 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição, serão oito missas: à 0h e às 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A solenidade de enceramento será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 19h. 

Ao todo, serão celebradas 63 missas, nove a menos do que a festa do ano passado, que contou com um dia a mais.

História
Uma das mais populares do Estado, a festa, oficialmente chamada de Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, reúne os fiéis e devotos desde 1904 para homenagear a padroeira, cujo dia é celebrado em 8 de dezembro. Naquele ano, a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao alto daquele que era, na época, o Morro da Boa Vista. 

Na época, era celebrado o 50º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, verdade de fé em que a Igreja Católica proclama a concepção sem pecado original de Maria, mãe de Jesus Cristo.

Desde então, a Festa do Morro leva milhares de fiéis todos os anos para celebrar Nossa Senhora da Conceição. Apesar de não ser padroeira do Recife - Nossa Senhora do Carmo é, de fato -, a Senhora da Conceição é considerada, afetivamente, a patrona da capital pernambucana. 

Veja também

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China
Resgate

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China

Chegada tranquila de estudantes para a prova do Enem neste domingo
Educação

Chegada tranquila de estudantes para a prova do Enem neste domingo