Qui, 19 de Fevereiro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Porto do Recife reabrirá temporada de cruzeiros

A princípio, quinze navios devem atracar na capital, com 18 escalas

Temporada de cruzeiros 2017/2018 do Porto do RecifeTemporada de cruzeiros 2017/2018 do Porto do Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O Porto do Recife volta a receber turistas a partir da próxima semana, quando começa a temporada de cruzeiros 2018/2019. O novo ciclo vai de terça-feira e até abril de 2019. A princípio, quinze navios devem atracar na capital, com 18 escalas, mas o ancoradouro destaca que o número ainda pode aumentar. Na última temporada, encerrada em abril deste ano, o Porto recebeu 17 embarcações do setor turístico.

A chegada do transatlântico panamenho MSC Orchestra, com 3 mil passageiros e tripulantes a bordo, marcará o início da temporada, na terça-feira. Os turistas vão desembarcar no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), às 7h, ao som de frevo e com a apresentação de dançarinos, além de outras atrações culturais. Agentes bilíngues do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) vão recepcionar os visitantes.

O segundo navio da temporada será o Sovereign, de bandeira maltesa, com chegada marcada para o dia 1º de dezembro. O cruzeiro vai trazer mais de 2 mil passageiros do Porto de Mindelo (Cabo Verde). O Recife será a primeira parada do transatlântico no Brasil, seguindo para Salvador às 20h.

Infraestrutura
A operação será feita através da parceria entre as Secretarias estaduais de Turismo e de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo do Recife, Ciatur, CTTU e Guarda Municipal, além do Porto do Recife.

O CAT vai funcionar durante toda a temporada de cruzeiros. Enquanto os navios estiverem ancorados, o posto vai disponibilizar atendimento gratuito em português, inglês, espanhol e francês, com orientações sobre diferentes destinos e roteiros, mobilidade e atrativos turísticos, gastronômicos e culturais do Estado. Os passageiros vão receber guias e roteiros do turismo de Pernambuco, além de mapas do Recife, Olinda, Litoral Sul e do Norte.

A segurança ficará por conta da Ciatur e do comando do 16° BPM, que informam ter esquema de reforço para a temporada de cruzeiros, com patrulhas motorizadas, montadas a cavalos, a pé, e acompanhados de cães. Os policiais vão atuar no Recife Antigo, onde os visitantes desembarcam, e nos principais destinos turísticos da área Central da Cidade, como a Casa da Cultura, Capela Dourada, Mercado de São José e Praça da Independência.

Veja também

Newsletter