Notícias

Porto Social será apresentado ao Papa

O empreendedor explica que a ideia surgiu de um olhar sobre as pessoas envolvidas com iniciativas voltadas ao social

Porto Social Porto Social  - Foto: Rafael furtado

 

Ao longo do primeiro ano de existência do Porto Social, 50 projetos receberam mentorias e capacitações. Muitos deles passaram a ter identidade jurídica, organização contábil, planejamento estratégico e relatórios de índices e metas. Foi por meio desse trabalho, mudando a vida dos recifenses, que o coordenador do projeto, Fábio Silva, foi convocado para, no dia 12 de maio, apresentar as ideias desenvolvidas na capital pernambucana ao Papa Francisco.
 
“Somos a primeira incubadora e aceleradora social do País, talvez do mundo. Chegou ao papa o que está acontecendo na cidade do Recife, por meio do Porto Social, estamos ajudando uma área extremamente importante, auxiliando a empreender socialmente, e ele ficou interessado. Na reunião, quem sabe, o que está sendo desenvolvido aqui possa ganhar uma escala maior e, consequentemente, beneficie outras cidades ou, até mesmo, outros países”, disse Silva.
O empreendedor explica que a ideia do Porto Social surgiu de um olhar sobre as pessoas envolvidas com iniciativas voltadas ao social. “Eles são movidos por paixão e pela solução de uma causa”, no entanto, “o que a gente percebeu é que existe um grande ato de gestão. Eles precisam empreender socialmente e, para isso acontecer, é preciso melhorá-los como líderes e ajudá-los na parte jurídica, contábil e na captação de recursos”, afirmou.
Incubados 2017
O Porto Social já disponibiliza um novo edital para seleção de incubados em 2017. O processo selecionará 35 projetos, sendo 25 já consolidados, ou seja, aqueles com mais de um ano de CNPJ, e 10 iniciantes, com até um ano de criação. Os escolhidos receberão mentorias e capacitações para o desenvolvimento de suas propostas.
Neste ano, o número de projetos será menor que o de 2016, quando foram escolhidos 50, porque 15 dos que estão se graduando permanecerão vinculados ao Porto Social, dando continuidade ao acompanhamento.
Para participar dessa seleção, basta acessar o novo edital no site www.portosocial.com.br. Lá estão todas as informações para que a população coloque um projeto à disposição de uma aceleradora. O edital estará aberto até o dia 15 de abril. A nova turma de incubação terá início em junho.

 

Veja também

Ônibus cai de ponte e deixa 45 mortos na África do Sul
ACIDENTE

Ônibus cai de ponte e deixa 45 mortos na África do Sul

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 detentas em presídio de Roma; esta é a primeira vez que rito é dedicado exclusivamente às mulheres

Newsletter