Temporal

Portugal lamenta mortes em Petrópolis: 'nossa solidariedade para com todos os afetados'

País lusitano tem conexão histórica com a área afetada pelas chuvas, apelidada de Cidade Imperial

Bairro Castelânea em Petrópolis, após fortes chuvas que atingiram a região Serrana do RioBairro Castelânea em Petrópolis, após fortes chuvas que atingiram a região Serrana do Rio - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O governo português lamentou a tragédia em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, dia 16, por meio de uma postagem no Twitter pelo perfil do Ministério de Estado e dos Negócios Estrangeiros. O forte temporal desta terça-feira (15) deixou ao menos 80 mortos segundo o governador Cláudio Castro, e a prefeitura decretou estado de calamidade pública.

"Lamentamos a perda de dezenas de vidas em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, consequência das cheias e desabamentos provocados pelas fortes chuvadas que atingiram a região. Exprimimos a nossa solidariedade para com todos os que estão sendo afetados por esta tragédia", afirma.

Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis tem conexão histórica com o país europeu por ter servido de refúgio com temperaturas mais amenas para a corte enfrentar o calor do verão brasileiro no século XIX. Era comum Dom Pedro I hospedar-se nesta localidade da Região Serrana com sua família, de forma que, anos mais tarde, seu filho, Dom Pedro II, adquiriu terras para estabelecer um povoado e construir o palácio que atualmente corresponde ao Museu Imperial.

Até o momento, pelo menos 24 pessoas foram resgatadas com vida diante dos desabamentos e enchentes que deixaram 372 desabrigados ou desalojados. Ainda não há quantia oficial de desaparecidos, mas o secretário da Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, afirmou que há "inúmeros".

O governo da China foi outro a ter emitido nota de condolências pela tragédia no Rio, por meio do embaixador Yang Wanming.

"Tomei conhecimento, com profundo pesar, das perdas humanas e materiais provocadas pelo forte temportal que têm atingido Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro", escreveu Wanming numa carta, também publicada no microblog. "Expresso, em nome do Governo e povo chinês e no meu próprio, as sentidas condolências Às vítimas e a solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e ao povo do seu Estado. Estou convencido de que, sob a sua liderança, o Estado do Rio de Janeiro ultrapassará esse desafio e todos que foram atingidos terão uma rápida recuperação".

O presidente russo, Vladimir Putin, também falou em tragédia e expressou pêsames ao povo brasileiro, enquanto se encontrou com Bolsonaro.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter