Mundo

Portugal reabre museus, terraços e escolas após dois meses de fechamento por pandemia

As reuniões estão limitadas a quatro pessoas por mesa nos terraços, e os museus terão de adaptar seus horários

Setores que retomarem as atividades deverão seguir rígidas normas sanitáriasSetores que retomarem as atividades deverão seguir rígidas normas sanitárias - Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Museus, varandas dos cafés e escolas de ensino médio de Portugal voltaram a abrir, nesta segunda-feira (5), após dois meses de fechamento, na segunda fase do plano de desconfinamento do país, duramente atingido pela Covid-19 no início do ano.
 
Depois da reabertura das escolas primárias em 15 de março, nesta segunda-feira foram os alunos do ensino médio que voltaram às salas de aula. 
 
Os demais setores que retomarem as atividades deverão seguir rígidas normas sanitárias. 
 
As reuniões estão limitadas a quatro pessoas por mesa nos terraços, e os museus terão de adaptar seus horários. Nas academias, as aulas coletivas não estão autorizadas.
 
"Esperamos receber muito poucos visitantes", já que não há turistas estrangeiros, explicou à AFP António Nunes Pereira, diretor do Palácio Nacional da Pena, na vila turística de Sintra, a cerca de 30 km de Lisboa. 


Segundo ele, haverá uma "verdadeira retomada" no verão (inverno no Brasil), quando "o processo de vacinação estiver mais avançado na Europa", e as restrições de viagens forem reduzidas. Muito menos afetado do que outros países europeus durante a primeira onda da pandemia, Portugal teve de enfrentar uma explosão de casos depois das festas de fim de ano.
 
Os hospitais ficaram saturados, e o governo impôs um segundo confinamento geral em meados de janeiro. Uma semana depois, as escolas foram fechadas.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter