Notícias

Prazo para captura de guaiamuns é prorrogado até 2018

Ministério do Meio Ambiente adiou a proibição de captura do crustáceo por entender que “é possível conciliar a conservação com o uso” até 2018

Os estabelecimentos  deverão declarar estoque entre os dias 1º e 5 de maio do próximo anoOs estabelecimentos deverão declarar estoque entre os dias 1º e 5 de maio do próximo ano - Foto: Temas da Geografia Escolar

A captura do guaiamum (Cardisoma guanhumi), prato típico do litoral nordestino, foi liberada por mais um ano. A data-limite seria até o próximo dia 30 de abril. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) prorrogou o prazo por entender que durante esse período “é possível conciliar a conservação com o uso”.

Os estabelecimentos comerciais deverão declarar estoque junto a qualquer unidade do Ibama entre os dias 1º e 5 de maio de 2018 e vender todos os crustáceos até 30 de junho do mesmo ano. A decisão foi publicada por meio de portaria no Diário Oficial da União. Passados os prazos estipulados, qualquer estabelecimento que insista em manter o crustáceo em cativeiro, ou até partes congeladas em câmaras frias, independentemente da declaração de estoque, receberá multa de R$ 5 mil por espécime.

Se for pego vendendo, a multa será de R$ 10 mil por unidade, além de detenção de seis meses a um ano. O chefe de fiscalização do Ibama em Pernambuco, Amaro Fernandes, ressalta que, mesmo com as operações do órgão para coibir a captura e comercialização da espécie, a contribuição da sociedade é importante.

“Se a pessoa consumir um guaiamum após a proibição da venda, ela estará sendo conivente com o crime ambiental. Estamos falando de um animal que corre risco de extinção e a situação é muito crítica no litoral nordestino”, afirmou.

A recomendação vale para indivíduos machos adultos, já que há 11 anos é proibida a captura de fêmeas e filhotes. As denúncias podem ser feitas por meio da “linha verde” do Ibama, que é a 0800.61.8080.

Quando proibida a captura e venda, Fernandes afirmou que não haverá prazo para retomá-las. “Não há como saber ou estipular quando um equilíbrio ambiental volte a acontecer, pois se o crustáceo não tiver o seu tempo de defeso, ele não terá como se reproduzir e, assim, perpetuar a espécie. É por isso que, desde 2006, nem fêmeas nem guaiamuns jovens são pescados.”

A portaria traz uma lista de 15 animais marinhos ameaçados de extinção classificados na categoria Criticamente em Perigo e Em Perigo de Interesse Econômico, entre os quais o guaiamum está inserido.

São eles: pargo, gurijuba, bagre-branco, peixe-papagaio-banana, duas espécies do peixe-papagaio-cinza, budião-azul, cascudo, acari-da-pedra, joaninha-da-pedra, bola azul, acari, aba branca, picota ouro e o guaiamum.

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter