Educação

Prazo para inscrição no Prouni termina nesta sexta-feira

Candidato deve ter feito o Enem, edição de 2021 ou de 2022

Inscrições do Prouni podem ser feitas até esta sexta (30) no Portal ÚnicoInscrições do Prouni podem ser feitas até esta sexta (30) no Portal Único - Foto: Juca Varela/Agência Brasil

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam nesta sexta-feira (30). Os interessados em participar do processo seletivo do segundo semestre de 2023 devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.           

Segundo o Ministério da Educação, serão disponibilizadas 276.566 bolsas – 215.530 integrais e 61.036 parciais – em cursos de graduação e cursos superiores sequenciais de formação específica. 

Para se inscrever no programa, o candidato precisa ter participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. 

Além disso, é necessário que não tenha zerado a nota da redação e que não tenha participado do Enem na condição de treineiro – quando o aluno faz a prova antes de concluir o ensino médio, apenas para se autoavaliar. 

Para fins de classificação e eventual pré-seleção no Prouni, o ministério utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho. 

Condições 
Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Desde 1º de maio, o salário mínimo no Brasil é de R$ 1.320. 

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de educação superior particulares.

Veja também

Evangélicos entendem mudanças climáticas como resultado da ação humana
LEVANTAMENTO

Evangélicos entendem mudanças climáticas como resultado da ação humana

São João de Paulista terá 10 dias de festa; confira a programação
São João

São João de Paulista terá 10 dias de festa; confira a programação

Newsletter