Preços da folia praticamente estáveis em relação ao ano passado

Estudo dos preços foi realizado pelo Instituto Fecomércio-PE na RMR

Cerveja Cerveja  - Foto: Divulgação

Quem vai brincar o Carnaval deste ano no Grande Recife, em Pernambuco, vai gastar praticamente o mesmo que no ano passado. Segundo estudo desenvolvido pelo Instituto Fecomércio-PE, que analisou o comportamento dos preços no pré-carnaval, o índice geral da inflação em 2017 para a RMR atingiu os 3,3%, no acumulado em 12 meses de dezembro, valor bem inferior aos dos anos anteriores.

O principal impacto para a queda brusca foram os reajustes para baixo dos preços do grupo de “Alimentação e bebidas”, principalmente em itens importantes na alimentação diária da população como feijão, arroz, cebola e o tomate. Este resultado beneficia o volume de vendas do comércio em janeiro e fevereiro no setor de hiper e supermercados, que são os mais impactados pela maior procura dos itens de alimentação e bebidas.

Com isso, a cerveja, um dos itens mais demandados no período, não mostrou alta considerável, com variação de 0,6% nos últimos 12 meses. " Uma elevação dessa vai praticamente deixar o preço deste item igual ao do ano anterior, não fazendo pressão no orçamento direcionado à comemoração", analisa o economista do Instituto Fecomércio-PE, Rafael Ramos.

Leia também:
Carnaval deve atrair 1,7 milhão de turistas para Pernambuco


Segundo ele, os tecidos também mostraram reajuste bem modestos em relação ao carnaval anterior, com alta de apenas 0,8% em média na RMR, contribuindo também para que preços de fantasias e camisas de blocos não sejam tão pressionados. " Merece destaque também os itens ligados a questão do transporte, como a gasolina. Devido às sucessivas altas nas bombas de distribuição, o folião que usar o veículo para se deslocar até os locais da folia vai gastar um pouco mais que no ano anterior. No entanto, o etanol, que pode ser uma alternativa à gasolina, não acompanhou a alta, podendo ser uma opção mais barata", ressalta o especialista.

Veja também

Irlanda e País de Gales voltam a se confinar ante aumento dos casos de coronavírus
Segunda onda

Irlanda e País de Gales voltam a se confinar ante aumento dos casos de coronavírus

Cão que saltou em canal em Boa Viagem volta para casa
Folha Pet

Cão que saltou em canal em Boa Viagem volta para casa