RISCO

Prédio do IC pode ser interditado

Situação do ambiente de trabalho é considerada grave e com iminente risco à saúde e integridade física dos trabalhadores

Situação é considerada grave e com risco iminente à saúdeSituação é considerada grave e com risco iminente à saúde - Foto: Reprodução

 

O prédio do Instituto de Criminalística (IC) é um edifício doente, segundo auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco, Marcos Miranda. Ele pediu a interdição do local na manhã da última segunda-feira (16). Localizado na rua Odorico Mendes, em Campo Grande, Zona Norte do Recife, a situação do ambiente de trabalho é considerada grave e com iminente risco à saúde e integridade física dos trabalhadores. Umidade em excesso, fungos, carcaças de pombos no forro do gesso, falta de saída de emergência, fios expostos e ausência de equipamentos de segurança do trabalho são as principais reclamações. Uma ação civil pública corre na Justiça do Trabalho e deverá ter audiência no dia 2 de fevereiro.

“Fizemos inspeções, levantamentos técnicos, coleta de material e levamos pra o departamento de micologia da UFPE. No material foram coletadas várias amostras de fungos que podem trazer patologias graves. O prédio é todo úmido por causa das infiltrações e há riscos elétricos. A interdição é uma medida administrativa e o governo está desobedecendo a ordem. Medidas administrativas, com multas, serão tomadas”, afirmou Miranda. O servidor Enock Santos, vice-presidente da Associação de Polícia Científica de Pernambuco (Apoc-PE), trabalha no IC desde 2013 e precisou mudar de área por causa de problemas respiratórios. “Fui à um pneumologista, fiz ressonância e vi que tinha inflamações no pulmão, só que nunca fumei. Eu estava inalando bário, chumbo, fungos.”

A SDS reconheceu as necessidade de melhorias, mas informou que está adotando medidas administrativas e jurídicas com orientação da PGE, em contestação ao termo de interdição. Contou que no ano passado fez intervenções, como a climatização. Um plano de ação está sendo traçado para solucionar, até o fim de janeiro, os problemas no teto e o controle de pombos.

 

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter