américa do sul

Prefeita é assassinada a tiros no Equador

Brigitte García foi morta a tiros, com um de seus funcionários, em meio ao estado de exceção declarado no país para acabar com a violência ligada ao tráfico de drogas.

Brigitte GarcíaBrigitte García - Foto: Reprodução/X

Leia também

• Narcotráfico se infiltra na política e justiça do Equador

• Equador prorroga estado de exceção por 30 dias

• Papa reza pelas vítimas do ataque 'covarde' na Rússia

A prefeita do balneário de San Vicente no Equador, Brigitte García, foi assassinada a tiros, informou a polícia neste domingo (24), em meio ao estado de exceção declarado no país para acabar com a violência ligada ao tráfico de drogas.

Brigitte García, prefeita do balneário de San Vicente, na província de Manabí (sudoeste), foi assassinada junto com um de seus funcionários.

Durante a madrugada "duas pessoas foram identificadas dentro de um veículo sem sinais vitais, com ferimentos de bala", informou a polícia na sua conta na rede social X.

O crime ocorreu em meio ao estado de exceção que vigora no Equador desde janeiro, quando ocorreu um ataque de facções do tráfico de drogas após a fuga do líder da gangue Los Choneros, Adolfo Macías, conhecido como Fito, da prisão de Guayaquil.

 

Então, o presidente Daniel Noboa declarou o país em conflito armado interno e chamou cerca de vinte organizações de tráfico de drogas de "terroristas" e "beligerantes", mobilizando as Forças Armadas para subjugá-las.

García, de 27 anos, fez parte do movimento Revolução Cidadã, liderado pelo ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017), que se pronunciou sobre o ocorrido.

"Se é tão difícil para nós, imagino como devem estar suas famílias. Não tenho palavras", escreveu o ex-presidente na rede X.

A ex-candidata presidencial Luisa González, do mesmo partido, afirmou: "Em estado de choque, ninguém está seguro no Equador".

Veja também

Polícia diz que ataque em igreja australiana foi ato terrorista
Mundo

Polícia diz que ataque em igreja australiana foi ato terrorista

Casal Biden publica declaração de renda, com receitas de US$ 620 mil
EUA

Casal Biden publica declaração de renda, com receitas de US$ 620 mil

Newsletter