Notícias

Prefeito do Recife declara “guerra” à burocracia

O general Ernesto Geisel foi o primeiro presidente do ciclo militar a criar um ministério para enfrentar a burocracia

PP filia pré-candidatos a vereador de CamaragibePP filia pré-candidatos a vereador de Camaragibe - Foto: Divulgação

O prefeito Geraldo Júlio assinou um decreto, ontem, instituindo no âmbito do Recife o “Programa de Desburocratização, Inovação e Eficiência”. Trata-se de iniciativa louvável do gestor no sentido de tentar reduzir a taxa de burocracia no serviço público, aumentando, por conseguinte, o grau de inovação e de eficiência dos serviços prestados. No entanto, todos os gestores públicos, sem exceção, que deflagraram “guerra” à burocracia em nosso país perderam a parada, a partir do então ministro extraordinário da Desburocratização, Hélio Beltrão, no governo do general Ernesto Geisel. Essa pasta, criada em 1979, se propunha a abolir atestados de vida, residência, pobreza e bons antecedentes, além do reconhecimento de firmas por parte de cartórios. Passados 30 dias da saída do ministro do governo, a burocracia no Brasil, em vez de reduzir-se, aumentou. Dúvidas? Tente comprar um imóvel pela Caixa Econômica Federal.

Cuidado com a divisão
Sílvio Costa Filho, líder da bancada do PRB na Assembleia Legislativa, considera “legítima” a candidatura do empresário Arlindo Capitani (“Gaúcho”), do seu partido, à prefeitura de Ipojuca. Mas defende que ela se insira numa estratégia que não divida as oposições. Se saírem “Gaúcho” e a mulher do ex-vereador Romero Sales, Célia (PTB), o PSDB do ex-prefeito Carlos Santana vira favorito..

Vanguarda > O ex-deputado Carlos Lapa jura de pés como ele, então prefeito de Carpina entre 1976 e 1982, juntamente com Germano Coelho, então prefeito de Olinda, foram os dois primeiros, no Brasil, a pagar o 13º salário aos servidores públicos municípios, que até então não tinham esse direito.

Bloqueio > Ângelo Ferreira (PSB), prefeito de Sertânia, tenta bloquear, pela Justiça, cheque de 35 mil emitido por seu antecessor, Guga Lins (PSDB), dia 30/12, e diz que encontrou em caixa apenas R$ 361,00.

Livro > “Olinda no coração” é o título do livro que o ex-prefeito Germano Coelho lançará hoje às 16h (Mosteiro de São Bento) contando a história da transformação da cidade em Patrimônio da Humanidade.

Amupe > Surgiu ontem um candidato de oposição à presidência da Amupe para não permitir que o atual, José Patriota (PSB), seja candidato único. É o prefeito de Itaquitinga, Geovani Oliveira (PMN).

Figurão > José Eduardo Alckmin,o advogado que ajuizou ação de impugnação de mandato contra o novo prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), já defendeu o prefeito reeleito de Belo Jardim, João Mendonça (PSB), em processos no TSE, do qual já foi ministro como representante da OAB.

Eu, hein? > O violeiro e prefeito reeleito de Tabira, Sebastião Dias (PTB), contou ontem no Recife que ainda não sabe como ganhou a eleição porque o ex-prefeito Josete Amaral, irmão do seu vice, José de Helena (PSDC), não o apoiou, e o PMDB lançou a ex-primeira dama Nicinha Carvalho.

Defecção > Estariam decepcionados com o PT e analisando a hipótese de deixar o partido o prefeito Luciano Duque (Serra Talhada) e o deputado estadual Paulinho Tomé. A ambos soma-se o governador do Ceará, Camilo Santana, ligado aos irmãos Ciro e Cid Gomes. A ala mais à esquerda do partido não o apoiou em 2014 e ficou contra o candidato dele à prefeitura de Fortaleza em 2016, que foi o prefeito reeleito Roberto Cláudio (PDT).

Veja também

Passeio guiado bilíngue para pessoas com deficiência acontece nesta quarta (29), no Bairro do Recife
Passeio Acessível

Passeio guiado bilíngue para pessoas com deficiência acontece nesta quarta (29), no Bairro do Recife

Membro de facção e um dos mais procurados de Pernambuco, "Rei da maconha" é preso na Bolívia
PRISÃO

Membro de facção e um dos mais procurados de Pernambuco, "Rei da maconha" é preso na Bolívia

Newsletter