Notícias

Prefeitura de Olinda faz a higienização de equipamentos públicos

Segundo a gestão, mais de 20 agentes participaram da ação, que realiza limpeza dos espaços públicos e faz a conscientização dos bairros mais atingidos pela pandemia na cidade

[610] limpeza em olinda[610] limpeza em olinda - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Em combate ao novo coronavírus na cidade, a Prefeitura de Olinda fez a higienização de equipamentos públicos do município na manhã desta quinta-feira (23). De acordo com a gestão, mais de 20 agentes participaram da ação, que integra um programa de limpeza dos espaços públicos e a faz a conscientização da população dos bairros mais atingidos pela pandemia na cidade. Durante a manhã, a equipe higienizou com desinfetante hospitalar o Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico de Olinda, a Feira e o Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos, sendo este um dos bairros mais atingidos pela Covid-19 no município.

Leia também:
Chegam ao Brasil 500 mil testes para diagnóstico da Covid-19
Empresas doam R$ 4 milhões para testes de Covid-19 na Saúde 

Segundo a prefeitura, as ações estão sendo realizadas em espaços de outros bairros de Olinda, como o Terminal de Rio Doce. Para a limpeza, há uma equipe multidisciplinar para conscientizar e fazer a higienização dos equipamentos. Os agentes vestem equipamentos de segurança e dois carros, do tipo picape, carregam o desinfetante. “A gente vem monitorando onde tem mais casos, os bairros com a população na rua e o determinante também é onde que as pessoas estão mais nas ruas”, explica o coordenador do Consultório na Rua, Mário Costa.

De acordo com ele, a higienização não é o suficiente para o combate à pandemia no município, tendo em vista que a população deve contribuir com o distanciamento social. “Fazemos esse processo onde as pessoas têm contatos e precisam ir mais, como é o caso das feiras. Essa desinfecção é imediata. O interessante é que as pessoas fiquem em casa. Essa prevenção nós fazemos, mas se a pessoa sai à rua sem máscara, por exemplo, e tem o contato com o vírus, ela vai se infectar.”, afirma o coordenador.

Em busca de reverter a desinformação da população, um carro de som acompanha a ação nas ruas. “Além disso, a gente tem os informativos. Temos um Informativo maior que a gente disponibiliza no comércio. Fazemos a panfletagem e a conversa no pé do ouvido, como diz a expressão, mas respeitando a distância”, enfatiza, explicando que a população deve respeitar os processos de limpeza, também, quando forem a um espaço necessário. “Sempre que for à feira, ao mercado ou outro estabelecimento, ir uma pessoa só e quando retornar respeitar a limpeza. É deixar o sapato fora, limpar as mãos com sabão ou álcool”, complementa.

Inicialmente, segundo o coordenador, as limpezas estão acontecendo em mercados, feiras, unidades de saúde e paradas de ônibus. Duas vezes na semana acontecem as limpezas nas feiras, na próxima segunda-feira (27) a feira de Caixa D'agua e mercado de Caixa D'agua receberão os agentes, também no mesmo dia será higienizado o terminal de Xambá . Na quinta-feira (30), o mercado e a feira de Sítio Novo serão desinfectados. O terminal da PE-15 será higienizado na terça-feira (5). Os três principais terminais de Olinda TI Xambá, TI PE-15 e TI Rio Doce estão incluídos na lista das ações.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter