Patrimônio

Prefeitura de Olinda inicia restauração do Cruzeiro do Alto da Sé nesta segunda-feira (7)

Peça depredada em agosto passará por recuperação após assinatura de acordo com o MPPE. Parte da obra será financiada por ex-alunos da Academia Santa Gertrudes.

Cruzeiro OlindaCruzeiro Olinda - Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/Agência Pixel Press/F

Após assinatura de termo de compromisso com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura de Olinda inicia, nesta segunda-feira (7), a restauração do Cruzeiro do Alto da Sé, no Sítio Histórico da cidade. A peça do século 18 foi depredada durante um ato de vandalismo em agosto deste ano.

O acordo foi celebrado na última sexta-feira (4) em um encontro que contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sepacturde) em uma das unidades do MPPE. O trabalho de recuperação será coordenado por Hamilton Martins.

Parte da requalificação será financiada por iniciativa de ex-alunos do colégio Academia Santa Gertrudes, que levantaram R$ 18 mil por meio de campanha de arrecadação virtual. O restante do investimento será da Prefeitura, que entra com R$ 10 mil.

O cruzeiro está localizado na parte frontal da Catedral de São Salvador do Mundo, Alto da Sé, em Olinda. No mês de agosto deste ano, a peça foi parcialmente destruída em um ato de vandalismo. Sua recuperação será realizada por Hamilton Martins, profissional especializado em restauração.

De acordo com o MPPE, houve uma solução consensual para a recuperação da obra, por meio da celebração de um termo de compromisso, na medida em que tomou conhecimento da existência de uma campanha de financiamento coletivo voluntário, encabeçada por um grupo de ex-alunos da Academia Santa Gertrudes.

A depredação ocorreu no dia 8 de agosto. Na época, o suspeito foi identificado e detido. O caso foi investigado pela Polícia Federal pelo fato de o monumento ser um patrimônio histórico tombado.

 

Veja também

Quatro mortos em série de esfaqueamentos nos Estados Unidos
EUA

Quatro mortos em série de esfaqueamentos nos Estados Unidos

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda
SAÚDE

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda

Newsletter