Doação

Prefeitura do Jaboatão e Hemope realizam campanha de doação de sangue

A ação, No bairro de Jardim Jordão, teve início nesta terça-feira (1º) e segue até quinta-feira (3)

Ponto de coleta  foi montado no complexo administrativo da prefeitura do município.Ponto de coleta foi montado no complexo administrativo da prefeitura do município. - Foto: Divulgação/Prefeitura do Jaboatão dos Guarara

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), promove campanha para doação de sangue com início nesta terça-feira (1º), e segue até a próxima quinta-feira (3). Um ponto de coleta  foi montado no complexo administrativo da prefeitura do município, no bairro de Jardim Jordão, onde trabalham cerca de 1.100 servidores. O intuito é incentivar a doação de sangue entre os servidores municipais e a própria população do entorno. 
 
A diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta, fala da relevante parceria do município com a instituição. "Esse tipo de parceria e campanha é muito importante. Primeiro porque podemos captar o doador que está pela redondeza, ele não precisando se deslocar até o Hemope, no bairro das Graças. Então, mais próximo da sua casa, ele tem a facilidade de fazer a doação”, disse. 
 
“Nessa época de pandemia, desde março, temos realmente os estoques sempre em níveis críticos, pois faz parte da norma sanitária ficar em casa e evitar aglomerações. Então, tivemos muita dificuldade, principalmente nos meses de maio e abril, pico da pandemia, em atender a população em relação a demanda de hemocomponentes”, completou Anna. 
 
Segundo o Hemope houve uma redução nas doações em torno de 50% nos meses de abril e maio, com melhora gradual, mas ainda com uma redução de 20% a 30%, em relação aos três primeiros meses do ano. De acordo com o prefeito  de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, a ideia da parceria surgiu a partir de tais dados divulgados pela instituição,onde alertam para uma queda significativa no número de doações, provocada pela pandemia da Covid-19.
 
Anderson Ferreira fala ainda da importância de aumentar o estoque de sangue em todo Estado. “Doar sangue é um ato de generosidade, de grande importância e que pode ajudar a salvar muitas vidas. Estamos fazendo nossa parte para contribuir e espero que nossa atitude possa estimular outros órgãos públicos a seguirem o mesmo caminho”, disse. 
 


Critérios de doação

O doador precisa estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Também não pode ter tido gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 30 dias.  
No propósito de evitar aglomeração, o Hemope não está captando sangue de menores de 18 anos, pois eles precisam da presença de um dos responsáveis no ato da doação. Entre 60 e 69 anos, é importante salientar que a pessoa só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60 anos. 

Veja também

Os 3 piores fatores que aceleram o declínio cognitivo, segundo novo estudo de Oxford
Saúde

Os 3 piores fatores que aceleram o declínio cognitivo, segundo novo estudo de Oxford

Monja Coen fala sobre câncer de pele: "estou num processo de cura"; veja os 4 sintomas da doença
Saúde

Monja Coen fala sobre câncer de pele: "estou num processo de cura"; veja os 4 sintomas da doença

Newsletter