Saúde

Prefeitura do Paulista promove ação no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A ação acontece na próxima terça-feira (1º), na Praça Agamenon Magalhães, em frente à sede da prefeitura

Testes rápidos de HIV e distribuição de preservativos fazem parte dos serviços ofertados na açãoTestes rápidos de HIV e distribuição de preservativos fazem parte dos serviços ofertados na ação - Foto: Divulgação/Miva Filho

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado na próxima terça-feira (1º), a Secretaria de Saúde do Paulista realiza orientações sobre a doença e a distribuição de preservativos masculinos e femininos no município. A ação, que acontece na Praça Agamenon Magalhães, em frente à sede da prefeitura, localizada no centro da cidade, também vai contar com testes rápidos de HIV, exames para Sífilis e Hepatite B e C. O serviço, que é gratuito para a população, fica disponível das 8h às 12h.

A iniciativa, coordenada pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), acontece na unidade móvel do serviço estacionada na praça. Os resultados dos exames são disponibilizados em até uma hora. Quem for diagnosticado com alguma das doenças receberá as orientações necessárias para iniciar o tratamento na rede municipal. 

O coordenador da Política de IST/Aids e hepatites virais do município do Paulista, Guilherme Brito, comenta a importância da ação, principalmente para o público jovem. “Estamos em uma pandemia de HIV/Aids, a população está relaxando na prevenção. A população jovem, que não conviveu com as mortes de pessoas por AIDS, não se identifica como população em risco de contaminação. A partir disso se faz necessário implementar outras tecnologias de prevenção, dentre elas, a testagem rápida e a orientação no sobre as outras técnicas de prevenção”, disse. 

Contágio

De acordo com informações que constam no portal da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), muitos indivíduos podem estar infectados pelo HIV sem saber, pois os sintomas nem sempre aparecem no início da infecção, ou ainda podem ser confundidos com os da gripe. Por isso, é muito importante manter relações sexuais protegidas com a camisinha. A infecção pelo HIV pode ocorrer através do contato sexual, pelo sangue contaminado, pela forma vertical, da mãe para seu bebê, na gestação e/ou parto, ou ainda, pela amamentação. 

 

 

Veja também

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro
Saúde

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada
Governo Federal

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada