Saúde

PCR contrata 50 novos agentes de saúde ambiental para controle do Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife registrou redução de cerca de 75% dos casos de arboviroses notificados e de 83% dos casos confirmados

Agentes atuarão  ações de sanitização de espaços públicos para prevenção da covid-19 e de controle do mosquito Aedes aegyptiAgentes atuarão ações de sanitização de espaços públicos para prevenção da covid-19 e de controle do mosquito Aedes aegypti - Foto: PCR/Divulgação

A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã desta quinta-feira (16), a contratação de 50 agentes de saúde ambiental e controle de endemias, aprovados em concurso público. Os profissionais devem reforçar as ações de sanitização de espaços públicos para prevenção da Covid-19 e de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zilka. 

Durante o anúncio, realizado virtualmente, o prefeito Geraldo Julio ainda destacou o último Levantamento do Índice de Infestação para Aedes Aegypti (LIRAa) do Recife. O resultado geral apresentado foi de 1,6% - o menor dos últimos quatro anos para este período do ano. 

Este ano, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife registrou redução de cerca de 75% dos casos de arboviroses notificados e de 83% dos casos confirmados, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram notificados 952 casos de arboviroses, sendo 765 casos de dengue, 167 de chikungunya e 20 de zika. Desses, foram confirmados 278 casos de dengue e 65 de chikungunya. Em relação aos óbitos, foram quatro mortes suspeitas de arboviroses, das quais três foram descartadas e uma continua em investigação pela Vigilância Epidemiológica do Recife.

Veja também

Contágio acelerado completa 15 semanas no Brasil, indicam cálculos
Coronavírus

Contágio acelerado completa 15 semanas no Brasil

Vacina da Oxford preveniu pneumonia em macacos
Coronavírus

Vacina da Oxford preveniu pneumonia em macacos