Prefeitura do Recife inaugura abrigo provisório para idosos no combate à Covid-19

A unidade, localizada no bairro de Campo Grande, oferecerá 40 vagas para idosos de situação de rua

Prefeitura do Recife inaugura novo abrigo provisório para idososPrefeitura do Recife inaugura novo abrigo provisório para idosos - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

A prefeitura do Recife inaugurou, nesta quinta-feira, o Abrigo Provisório Edeusa Pereira, localizado no bairro de Campo Grande, na Zona Norte, que irá acolher pessoas idosas em situação em situação de rua. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Diretos Humanos (SDSJPDDH), Ana Rita Suassuna, a casa tem objetivo de minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Segundo a secretária, a unidade oferecerá 40 vagas para idosos de situação de rua e que já tem cadastramentos de pessoas 160 pessoas, 16 já manifestaram interesse de morar no abrigo. “Será uma acolhimento 24 horas, como se fosse a casa daquela pessoa a partir de uma sensibilização feita pelo serviço especializado feita por abordagem”, explica Ana Rita Suassuna.

Leia também:
Em parceria com Porto Digital, PCR está montando plano de convivência com a pandemia
Prefeito de Abreu e Lima afirma que o Hospital Provisório da Covid-19 será inaugurado este mês
Cuidadores 'regram' a vida para evitar contaminação de pacientes idosos

“Aqui ele tem direito a três refeições e dois lanches. Também terá apoio de uma equipe técnica e uma equipe de apoio como cuidadores, serviços gerais, porteiros, parte de cozinha, lavanderia. O espaço conta com um repertório, oito quartos, um espaço de convivência, uma lavanderia, uma enfermaria e um quarto de repouso para os funcionários que irão pernoitar no abrigo”, completa. A secretaria do Recife também explica que a casa contará com 38 funcionários, 32 deles estão trabalhando diretamente com os idosos junto com a supervisão técnica e com o coordenador que também estará fazendo o trabalho junto com psicólogo e assistente social.

Para ter acesso ao acolhimento, a pessoa idosa deve já ter sido atendido pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) ou pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-POP), duas modalidades de serviços ofertados pelo município que atendem as demandas da pessoa em situação de rua no Recife.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI
IMUNIZANTE

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI

Biden afirma que novas restrições serão impostas nos EUA em função da Covid-19
VARIANTE DELTA

Biden afirma que novas restrições serão impostas nos EUA em função da Covid-19