Coronavírus

Prefeitura do Recife promove ação educativa nos parques por respeito às medidas de prevenção

Cerca de 150 profissionais estão atuando no reforço da orientação e conscientização em relação ao cumprimento dos protocolos sanitários

Ação educativa contra a Covid-19 no parque da JaqueiraAção educativa contra a Covid-19 no parque da Jaqueira - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife está intensificando a campanha Bora se Cuidar, nos parques da cidade, pedindo respeito as medidas de prevenção à Covid-19. Na manhã deste domingo (24), a ação foi realizada no Parque da Jaqueira, onde educadores pediam o uso das máscaras pelas pessoas, além de portar o álcool em gel. A reportagem da Folha de Pernambuco observou muitas pessoas respeitando o uso da máscara, diferente de registros anteriores, mas muitos ainda insistem em não utilizar o acessório. 

Cerca de 150 profissionais estão atuando no reforço da orientação e conscientização em relação ao cumprimento das medidas e protocolos contra o novo coronavírus.

Na última semana, o Governo do Estado alertou que, caso não houvesse uma mudança no comportamento da população que frequenta os parques pernambucanos, os ambientes poderiam voltar a ter restrições no acesso, assim como aconteceu em 2020. 

A ação no Parque da Jaqueira, teve a presença de promotores com placas educativas, arte-educadores e aplicação de adesivos com o QR code nos quiosques e cardápios dos comerciantes que atuam nos parques, além da colocação de banners nas entradas dos equipamentos e placas nos parques infantis.

Segundo a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, a ação espera conscientizar a população sobre o uso dos itens de proteção. “A gente tá fazendo essa ação visando conscientização e orientação, outras cidades estão tomando medidas drásticas e não queremos isso porque faz bem para nossa população, porque encontra lazer e saúde. A nossa intenção é não fechar nada, precisamos da população consciente”, destacou. 

A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo. Ainda integram o grupo o Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.

Para a professora aposentada, Maria Niussa Vasconcelos, de 75 anos, é importante a conscientização e a fiscalização para que o uso da máscara seja respeitado, e se preocupa com quem não utiliza. “É muito certa essa ação, mas as pessoas entram e aqui dentro tiram. Não pode tirar, tem que usar se proteger de tudo, usar o álcool e cada vez menos propagar  o vírus, todos precisam ter cuidado consigo e com o próximo”, contou. 

Para o recepcionista Almir Silva, de 31 anos, é preciso que as pessoas esperem a vacina e continuem a utilizar o item de proteção. “Estamos vivendo uma pandemia, o uso da máscara é imprescindível para o vírus não se propagar, a vacina está chegando e precisamos de paciência”, disse.

Veja também

Pernambuco inaugura 23 novos leitos de UTI para infectados
COVID-19

Pernambuco inaugura 23 novos leitos de UTI para infectados

Governador do Pará provoca aglomeração na abertura da pesca de peixe amazônico
Helder Barbalho

Governador do Pará provoca aglomeração na abertura da pesca de peixe amazônico