Prefeitura interdita dez imóveis no Bairro do Recife

Ação visa prevenir acidentes no Bairro do Recife e no percurso do Galo da Madrugada

Fiscalização interditou dez imóveis no Recife AntigoFiscalização interditou dez imóveis no Recife Antigo - Foto: Gustavo Glória/Folha de Pernambuco

A Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), órgão de fiscalização da Prefeitura do Recife, interditou dez imóveis no Bairro do Recife na tarde desta segunda (6). A ação faz parte de uma grande operação que está sendo realizada no bairro e em todo o percurso do Galo da Madrugada, visando a prevenir acidentes durante o Carnaval. 

A maior parte dos imóveis interditados se encontra em mau estado de conservação, apresentando classificação de risco 3 (alto) ou 4 (altíssimo) segundo a Secon. Algumas edificações possuem condições de funcionar no dia-a-dia, mas podem representar risco durante o período de festa. Outras foram impedidas de sediar camarotes (especialmente as localizadas no percurso do Galo da Madrugada), já que é necessário passar por vistoria prévia de diversos órgãos, como a Secon e o Corpo de Bombeiros, e obter um alvará específico para esse fim.

A equipe da Folha de Pernambuco conversou com o empresário Pepe Valença, cujo imóvel (localizado na rua da Moeda, 149) chegou a ser interditado. "Tenho parecer e laudo da Defesa Civil comprovando que não há risco de ruir. Procurei a prefeitura imediatamente, para comprovar que está tudo OK e poder trabalhar normalmente no Carnaval", destacou.

Leia também:
Dircon interdita doze imóveis que funcionariam como camarote no Galo da Madrugada; veja lista
Secon interdita casa de festa e notifica outras duas na Zona Sul do Recife 

"A avaliação é feita caso a caso. Alguns imóveis apresentam risco grave e permanente. Outros serão liberados após o Carnaval", explicou a assistente técnica de Controle Urbano Danielle Carla, que esteve presente durante a ação.

Enquanto a Secon realizava as interdições, a Secretaria Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) também agia no Recife Antigo, juntamente com a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb). Além de colocar tapumes de proteção em imóveis como a Igreja da Madre de Deus, estão controlando a entrada de ambulantes não-cadastrados em toda a área do bairro. 

Veja também

Pernambuco promulga Lei que proíbe uso de cigarros eletrônicos em espaço coletivos
Legislação

Pernambuco promulga Lei que proíbe uso de cigarros eletrônicos em espaço coletivos

Saiba tudo sobre o Gripen, caça da FAB que faz voo de estreia nesta sexta-feira (23) em Brasília
Aviação

Saiba tudo sobre o Gripen, caça da FAB que faz voo de estreia nesta sexta-feira (23) em Brasília