Notícias

Prefeitura usa drones para incentivar o isolamento social

Em localidades de difícil acesso no Recife, a Prefeitura irá usar drones para enviar mensagens de áudio orientando a população a ficar em casa

DroneDrone - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasil

O Recife já figura entre as cidades onde o isolamento social está sendo praticado de forma mais intensa. Na terça-feira (14), a capital pernambucana estava em primeiro lugar, com relação a outras capitais, no ranking de isolamento brasileiro (55,6%). A campanha #fiqueemcasa é reforçada com ações da gestão pública municipal como o envio de carros de som e mensagens via celular para cidadãos de localidades com menor índice de reclusão domiciliar. Mesmo assim, o percentual de isolamento não é ainda o ideal, 70%. Para reforçar a necessidade de respeitar a medida, drones também circularão por bairros de difícil acesso, espalhando mensagens que incentivem o isolamento.

“Cerca de 70% da área do Recife é formada por morros e áreas de difícil acesso e a utilização dos drones amplia nossa capacidade de comunicação com as comunidades”, pontua Tulio Ponzi, secretário Executivo de Inovação Urbana. Por isso, o uso de cinco drones começou a ser feito desde a segunda-feira (13) para circular nas áreas mais movimentadas levando alertas gravados pela equipe responsável pela ação.

Leia também:

Prefeitura do Recife anuncia novo corte de despesas de R$ 50 milhões
Hospital de campanha da Prefeitura de Goiana ficará pronto em maio

“Atualmente os drones percorrem cerca de 15 comunidades diariamente, entre 8h e 17h, e a aceitação é muito boa. Ao mesmo tempo em que causa um certo estranhamento e surpresa junto aos adultos pelo ineditismo, causa felicidade nas crianças”, revela Ponzi.


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter