Notícias

Presença nem sempre é fácil

“A gente trabalha para garantir que a EJA tenha a mesma importância das outras modalidades. Estamos falando em inclusão social, ampliação de cidadania”, aponta Hugo Regis.

Anderson Ferreira comandou caminhada em Jaboatão CentroAnderson Ferreira comandou caminhada em Jaboatão Centro - Foto: Matheus Britto / Divulgação

Um dos preceitos básicos da EJA é a equiparação com a educação regular. Nesse sentido, algumas conquistas fo­­­ram feitas nos últimos anos, como a criação de um currículo e de um livro didático específicos da modalidade, tan­­­to para o fundamental, quanto para o ensino médio. Outros itens, como o fardamento e a merenda, que é muito importante para o aluno que trabalha o dia todo e vai ficar na escola até 22 horas, também fazem parte da realidade do EJA em Pernambuco.

Essa necessidade se dá pelo fato de que o aluno da EJA tem muitos motivos para não ir às aulas. É aquele estudante que em algum momento da vida já abandonou a escola e que geralmente tem família para cuidar, trabalho e compromissos sociais que uma criança em idade regular não tem. “A gente está com o cuidado de manter os alunos nas escolas. Muitas vezes a gente começa uma turma com um bom número de alunos e termina com um grupo reduzido. É por isso que a gente vem fazendo um trabalho sobre evasão, com ações nas escolas. Estudando o que fazer para que isso não aconteça”, comenta Verônica Luzia, da SEE.

Joselina Ferreira, de 42 anos, batalhou para não engrossar esse dado negativo. Ela casou muito cedo e largou os estudos para morar em São Paulo e cuidar dos filhos. De volta ao município de Buíque, em 2012, ela decidiu voltar a estudar. “Em 2013 eu entrei no 7º ano e agora consegui terminar o ensino mé­­­dio. Há 26 anos não frequentava uma sala de aula. Tinha medo de voltar por causa disso. Aprendi muita coisa, é muito bom. O apoio da família foi importante”, ensina a aluna da escola estadual Vigário José Inácio.

Veja também

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal
Visa

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios
Segurança pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios

Newsletter