América Latina

Presidente argentino é o primeiro a cumprimentar Castillo como vencedor das eleições no Peru

Com 99,1% das atas apuradas, o candidato esquerdista conta com 50,2% dos votos, contra 49,7% para Fujimori

Candidato Pedro Castillo ainda não foi proclamado oficialmente vencedorCandidato Pedro Castillo ainda não foi proclamado oficialmente vencedor - Foto: Gian Masko / AFP

O argentino Alberto Fernández foi, nesta quinta-feira (10), o primeiro presidente a cumprimentar o esquerdista Pedro Castillo como chefe de Estado eleito do Peru, apesar de ainda estar pendente sua proclamação, devido a uma demanda de sua adversária, a direitista Keiko Fujimori.

"Hoje (quinta-feira) me comuniquei com @PedroCastilloTe, presidente eleito do Peru. Expressei-lhe meu desenho de que unamos esforços a favor da América Latina. Somos nações profundamente irmanadas. Celebro que o querido povo peruano enfrente o futuro na democracia e com solidez institucional", escreveu no Twitter Fernández, peronista de centro-esquerda.

Castillo ainda não foi proclamado oficialmente vencedor, mas lidera com uma pequena vantagem a eleição de domingo, cuja apuração dos votos continua lentamente.

Com 99,1% das atas apuradas, o candidato esquerdista conta com 50,2% dos votos, contra 49,7% para Fujimori.

A candidata de direita pediu ao Júri Eleitoral Nacional para anular os resultados de 802 atas - que representam cerca de 200.000 votos - por supostas irregularidades.

Veja também

Brasil reabre fronteira com Venezuela após mais de 1 ano, mas limita entrada
FRONTEIRAS

Brasil reabre fronteira com Venezuela após mais de 1 ano, mas limita entrada

Brasil tem 18,2 milhões de casos acumulados de covid-19
Coronavírus

Brasil tem 18,2 milhões de casos acumulados de covid-19