Nicarágua

Presidente da Nicarágua troca chanceler por "motivos de saúde"

A mudança na chancelaria da Nicarágua foi anunciada no mesmo dia em que Ortega libertou por razões humanitárias 135 presos políticos

Bandeira da NicaráguaBandeira da Nicarágua - Foto: Freepik/Reprodução

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, nomeou um novo chanceler em substituição a Denis Moncada, que deixou a carga por “motivos de saúde”, anunciou o governo nesta quinta-feira (5).

Moncada, que era o chanceler nicaraguense desde 2017, foi substituído por Valdrack Jaentschke, assessor presidencial para Política e Assuntos Internacionais, informou a vice-presidente Rosario Murillo, esposa de Ortega.

Moncada e Jaentschke trocarão de cargas, precisou Murillo.

“O companheiro Valdrack assume como chanceler e o companheiro Denis cuida de sua saúde e assume como assessor do presidente”, disse Murillo a veículos pró-governo.

Jaentschke, um funcionário de confiança de Ortega com longa trajetória no sandinismo, foi vice-chanceler entre 2007 e 2021.

A mudança na chancelaria da Nicarágua foi anunciada no mesmo dia em que Ortega libertou por razões humanitárias 135 presos políticos, que foram acolhidos pela Guatemala, graças a uma mediação dos Estados Unidos.

Há algumas semanas, Ortega havia indicado Jaentschke para ocupar a Secretaria Geral do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica), para que a Nicarágua exercesse a presidência pro tempore. No entanto, a maioria dos países do bloco rejeitou a sua candidatura.

"Ortega nomeia seu 'operador político' Jaentschke como chanceler, após falhar em sua tentativa de colocá-lo no Sica", escreveu o jornalista nicaraguense exilado Carlos Fernando Chamorro na rede social X.

“Depois de 7 anos no cargo, Denis Moncada é rebaixado a ‘assessor presidencial'”, acrescentou o diretor do site Confidencial, editado na Costa Rica.

Veja também

Associação promove mutirão de limpeza na praia do Paiva neste sábado (21)
meio ambiente

Associação promove mutirão de limpeza na praia do Paiva neste sábado (21)

Israel lança "ataque direcionado" à capital do Líbano, em meio a tensões com Hezbollah
GUERRA

Israel lança "ataque direcionado" à capital do Líbano, em meio a tensões com Hezbollah

Newsletter